Publicado em: domingo, 05/01/2014

Onda de calor em SC pode durar até domingo

Onda de calor em SC pode durar até domingoCom um inverno rigoroso no ano passado, este ano começa com uma onda de calor e está tirando os catarinenses do sério. Há mais de uma semana os termômetros registraram quebra de recordes e na sexta feira (03/01/14) o tempo amanheceu abafado e com nuvens encobrindo toda região. Mas isso não é um impedimento para os banhistas que mesmo assim aproveitaram o dia.

Em Florianópolis os termômetros chegaram aos 35° e a sensação térmica passou dos 43°C, o que incentiva cada vez mais os banhistas em freqüentar as praias mais cedo.

Pancadas de chuvas, típicas de verão, irão acontecer, mas isso não deverá desanimar os banhistas. A chuva poderá superar os 15mm no litoral entre sexta e sábado, podendo chegar a 170mm. Com chuva forte e acúmulo de volume poderão acontecer alagamentos e deslizamentos em algumas áreas, segundo informa a meteorologista Marilene de Lima. Com passagem de uma frente fria no Estado, a chuva e rajadas de ventos fortes poderão ter velocidade de até 70 Km/h. A Defesa Civil e a Capitania dos Portos já estão de plantão e durante todo o final de semana estarão em alerta.

Segundo o CIRAM (Centro de Recursos Ambientais do Estado), no sábado os termômetros não passarão de 26º com nebulosidade variável durante toda a tarde.

Argentina, Uruguai e Paraguai também tiveram índices históricos de calor.

Cuidados com o horário de verão

Muitas pessoas tem dificuldade ao acordar cedo com o horário de verão, o ideal é fazer o relógio biológico se adaptar ao novo sistema e tentar manter os hábitos anteriores. O aumento de ingestão de líquido também ajuda na readaptação e hidratação do organismo. Alimentos leves como frutas e verduras deverão ser inseridos, assim como a carne magra e alimentação de 03 em 03 horas sempre.

Outra dica é a prática de exercícios físicos regularmente.