Publicado em: quinta-feira, 26/07/2012

Olimpíadas Londres 2012 – Brasil inicia busca por ouro inédito

O Brasil inicia nesta quinta-feira (26) mais uma busca pela medalha de ouro no futebol masculino em Jogos Olímpicos. A seleção faz a sua estreia no torneio masculino de futebol nos Jogos Olímpicos de Londres nesta quinta, contra o Egito, a partir das 14h45 (horário de Brasília), em Cardiff, País de Gales.

O ouro olímpico é o único título de relevância que o Brasil ainda não conseguiu conquistar no futebol, e por isso, é sempre visto como uma ‘obsessão’. Em Londres, a seleção brasileira tenta por fim a esse jejum apostando em uma geração de jovens talentos e que deve ser a base da seleção principal na Copa do Mundo em 2014, no Brasil.

Liderada por Neymar, a seleção brasileira tenta subir pela primeira vez ao lugar mais alto do pódio justamente para comprovar a força destes novos talentos, que também incluem os nomes como Leandro Damião, Alexandre Pato, Paulo Henrique Ganso, Lucas e Oscar, este último mais badalado em Londres por ter acertado sua transferência para o Chelsea, por 25 milhões de libras.

A pressão pela medalha de ouro ganha proporções maiores devido à situação do técnico Mano Menezes. O ouro olímpico é visto como a única chance do treinador se manter no cargo. O presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) José Maria Marin já teria deixado claro que o torneio olímpico seria um ultimato a Mano, cujo trabalho não agradaria ao dirigente máximo do futebol brasileiro.

Para o jogo de estreia, Mano deverá lançar mão de um time bastante semelhante ao que atuou nos amistosos dos Estados Unidos, no mês passado. O goleiro Neto foi alçado à titularidade após Rafael se contundir e ser cortado; Rafael e Marcelo ocupam as laterais e Juan e Tiago Silva forma a defesa; no meio, os volantes Romulo e Sandro fazem companhia a Oscar; no ataque, Hulk e Neymar atuam abertos pelas pontas e Leandro Damião atuando centralizado.