Publicado em: sexta-feira, 02/03/2012

Olimpíadas de Matemática: vencedores 2011 foram anunciados

Os ministros responsáveis pelas pastas da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, e da Educação, Aloizio Mercadante, anunciaram no final desta semana, quinta feira (01) o nome dos vencedores da 7ª Olimpíada de Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).

A última edição, de 2011, contou com mais de 18 milhões de alunos e de 44 mil escolas participantes. Durante a cerimônia, que ocorreu no auditório do MCTI, ocorreu também a largada oficial para a Obmep 2012.

Representando o Brasil estiveram presentes aproximadamente 40 medalhistas e seus familiares, juntamente com professores e diretores de escolas do Distrito Federal. Na cerimônia também esteve presente o professore Antônio Cardoso do Amaral, da cidade de Cocal dos Alves, no Piauí. Amaral é o responsável por seus 121 alunos medalhistas na Obmep, inclusive quatro de ouro.

Novas inscrições

A Olimpíada Brasileira de Matemática foi desenvolvida para estimular o estudo da matemática entre alunos e professores no Brasil todo. É voltada aos alunos de 6º a 9º (antigo 5ª a 8ª séries) ano do ensino fundamental, além também dos alunos do ensino médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais, concorrendo a prêmios de acordo com a classificação na prova.

Até o dia 30 de março podem ser feitas as inscrições para a 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática, somente através do portal na internet da Obmep.

Atualmente, esta competição é considerada a maior do mundo em relação ao número de participantes. Este número ainda tem sido crescente , desde a primeira edição, em 2005, onde cerca de 10 milhões de estudantes, advindos de mais de 30 mil escolas, participaram da competição. Hoje em dia, as atividades da Obmep envolvem mais de 99% dos municípios brasileiros.

Pela Olimpíada, receberão medalhas mais de 3 mil alunos, enquanto outros 30 mil serão contemplados com menção honrosa. São 500 estudantes com medalhas de ouro, 900 estudantes com medalhas de prata e 1,8 mil alunos com medalhas de bronze.

Além das premiações aos alunos, 131 professores, devido ao desempenho dos alunos, serão premiados, juntamente com mais 117 escolas e 60 secretarias de Educação.