Publicado em: segunda-feira, 13/08/2012

Olimpíadas 2012: Estados Unidos terminam jogos em primeiro lugar no quadro de medalhas

Olimpíadas 2012: Estados Unidos terminam jogos em primeiro lugar no quadro de medalhasNas Olimpíadas de Pequim, realizadas em 2004, os chineses arrasaram em suas conquistas e deixaram os norte-americanos atrás na classificação geral do quadro de medalhas.
No entanto, neste ano, nos Jogos Olímpicos de Londres, que foram encerrados no domingo, 12 de agosto, os Estados Unidos conseguiram voltar para o topo do ranking e ficaram novamente na frente da China tanto em relação ao número de medalhas de ouro, quanto em relação a quantidade de vezes que subiram no pódio.

No fim dos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008, os Estados Unidos ficaram com 110 medalhas, sendo que destas 36 eram de ouro, 38 de prata e 36 de bronze. A China, que ficou em primeiro lugar, conquistou 100 medalhas, menos que os norte-americanos, mas ganharam mais medalhas de ouro e por isso ficaram na frente. Foram 51 medalhas de ouro, 21 pratas e 28 medalhas de bronze.

Já na edição dos Jogos Olímpicos que foram realizados em Londres neste ano, a delegação dos Estados Unidos ficou com menos medalhas, mas ainda assim conseguiu ficar na frente no número de conquistas de ouro e fechou o quadro de classificação geral em primeiro lugar.

A China, segunda colocada na classificação., conseguiu conquistar 38 medalhas de ouro, 27 de prata e 22 de bronze, somando no total 87 medalhas.

Mas vale lembrar que quem conseguiu destaque na edição das Olimpíadas deste ano foi a Grã-Bretanha, que recebeu diversos países do mundo para os jogos. A equipe da Grã-Bretanha conseguiu subir ao pódio 65 vezes, sendo que destas 29 para receber a medalha de ouro, 17 vezes para receber a medalha de prata e 19 vezes para ganhar a medalha de bronze.

Enquanto isso, o Brasil teve sua melhor participação em Jogos Olímpicos de toda a história. A delegação do nosso país conseguiu conquistar 17 medalhas, sendo que três delas foram de ouro, cinco de prata e outras nove de bronze. Nos jogos olímpicos de Pequim, o Brasil conquistou 15 medalhas, mesmo número obtido nas Olimpíadas de Atlanta, em 1996.