Publicado em: quinta-feira, 28/06/2012

Olimpíadas 2012 – Brasil reage e vence chinesas no Grand Prix

A seleção brasileira de vôlei se recuperou da estreia com derrota na fase final do Grand Prix de vôlei feminino e venceu a China, na manhã desta quinta-feira (28), na cidade de Ningbo. O time treinado por José Roberto Guimarães bateu as donas da casa por 3 sets a 1, parciais de 25/21, 21/25, 25/17 e 25/18.

A vitória desta quinta mostra uma reação das brasileiras, que na primeira partida da fase final haviam sido derrotadas pelos Estados Unidos, no tie-break, um dia antes. Se na estreia a equipe de Zé Roberto apresentou uma inconsistência em seu jogo, diante das chinesas o Brasil foi superior em boa parte da partida.

Os destaques da seleção no duelo contra as chinesas foram a oposto Sheila e a central Thaísa, ambas anotaram 18 pontos. Pelas chinesas, a central Hui foi o destaque, com 13 pontos. Com a vitória, o Brasil agora soma cinco pontos na fase final do Grand Prix. O próximo compromisso do Brasil será na sexta-feira, diante da seleção de Cuba, a partir das 2 horas (horário de Brasília).

O Grand Prix é a última competição que a seleção brasileira de vôlei feminino disputa antes dos Jogos Olímpicos de Londres, onde irá defender a medalha de ouro. O técnico Zé Roberto Guimarães já adiantou que espera usar a competição que acontece na China como um período de ajustes finais antes da delegação embarcar para a Inglaterra.

Os dois primeiros jogos do Brasil no Grand Prix também são uma espécie de prévia do que as brasileiras terão pela frente no torneio olímpico. Assim como os Estados Unidos, a China também caiu na mesma chave do Brasil (as três formaram o pódio em Pequim, nos Jogos de 2008). O grupo B ainda conta com as seleções da Coreia do Sul, Sérvia e Turquia.