sexta-feira, abril 26, 2024
HomeEducaçãoOlimpíada de Matemática das Escolas Públicas abre inscrições

Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas abre inscrições

Até o dia 30 de março estão abertas as inscrições para a oitava Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A inscrição dos alunos deve ser realizada pelas escolas. Podem participar estudantes do sexto ao nono ano do ensino fundamental, além também dos alunos das três séries do ensino médio.

Na Obmep deste ano, serão premiados 500 estudantes com medalha de ouro, 900 com a medalha de prata, 3,1 mil com medalha de bronze e mais outros com certificados de menção honrosa.

Para incentivar a participação de cada vez mais estudantes, a Obmep produz e distribui material didático, oferece estágio para os professores premiados e participação de alunos no Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC). Neste Programa, os medalhistas estudam matemática por um ano com uma bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Calendário do evento

O regulamento desta edição da Obmeo define as datas de todas as próximas etapas do evento. Dia 30 de março encerram as inscrições; dia 5 de junho acontece a aplicação das provas da primeira fase nas escolas; dia 26 de junho é o último prazo para as escolas enviarem os cartões-resposta dos classificados para a segunda fase; dia 15 de agosto acontece a divulgação dos classificados; e no dia 15 de setembro, às 14h30, acontecem as provas da segunda etapa. No dia 30 de novembro ocorre a divulgação dos premiados na página oficial da Olimpíada.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públcias (Obmep) é promovida pelos Ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovação e da Eduação. A Obmep é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa) com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática. Em 2011, na sétima edição, a Obmep recebeu mais de 18 milhões de inscrições de alunos das mais de 44 mil escolas de todo o Brasil.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias