domingo, abril 28, 2024
HomeEducaçãoOlimpíada Brasileira de Astronomia abre inscrições

Olimpíada Brasileira de Astronomia abre inscrições

Já estão abertas as inscrições para a XV Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Escolas que ofertam os ensinos fundamental e médio poderão se inscrever para a prova até março. A prova acontece no dia 11 de maio.

Os candidatos que alcançarem as melhores notas serão convidados a conhecerem locais ligados às Ciências Espaciais, como a Agência Espacial Brasileira. Além disso, os vencedores também participarão do Space Camp, das olimpíadas internacionais e latino-americanas, além de diversas jornadas científicas.

Em 2011, foram mais de 803 mil alunos, advindo de mais de 9 mil escolas, que participaram da Olimpíada. Foram distribuídas 33.307 medalhas aos participantes. Neste ano, os organizadores do evento esperam atingir o número de um milhão de participantes.

Sobre a Olimpíada

A Olimpíada é organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceira com a Agência Especial Brasileira (AEB) e a Eletrobrás Furnas. A prova é dividida em quatro níveis, para incentivar o estuda das ciências relacionadas à astronomia.

O professor João Batista Canalle, coordenador da Olimpíada, afirmou que existe uma carência nos estudos astronômicos nas escolas do Brasil. De acordo com ele, os professores têm certo de receio de aprofundar o assunto, já que o ensino não conta com ferramentas para a prática nem um conhecimento muito profundo sobre a ciência.

“É preciso que o conhecimento seja cada vez mais atualizado para que haja maior interesse das crianças em estudar astronomia. É obrigação de todo professor estimular esse estudo”, destacou. Canalle afirmou ainda que, por mais importante que seja o estudo da astronomia, os professores ainda não possuem a formação necessária para ensinar.

As provas acontecem no dia 11 de maio nas próprias escolas inscritas. Os alunos que alcançarem destaque serão premiados com medalhas e um certificado de participação. No ano de 2011, 33.307 dos 803.180 candidatos inscritos foram premiados pela OBA.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias