quinta-feira, abril 18, 2024
HomeMundoOleoduto sírio explode em Homs, cidade da Síria

Oleoduto sírio explode em Homs, cidade da Síria

Um oleoduto sírio em Homs foi alvo de uma explosão nesta quinta-feira (8), mas não há registro de vítimas no ataque. A informação foi confirmada tanto por ativistas, quanto pela agência oficial de notícias, mas foram divulgadas versões diferentes para o ocorrido. O Observatório Sírio para os Direitos Humanos, sediado em Londres, afirmou que o oleoduto foi “atacado”, enquanto a agência de notícias informou que ele foi “terroristas armados cometeram um ato de sabotagem”.

De acordo com o diretor da Companhia de Petróleo da Síria, Nomair Makhlouf, o oleoduto que explodiu é por onde é feito o transporte de cerca de 140 barris de petróleo por dia, além de abastecer todo o mercado doméstico. Com a explosão, um incêndio tomou conta do local, da mesma maneira como já aconteceu em outras duas explosões parecidas em julho. Em todas as ocasiões não tiveram vítimas. A explosão é mais um dos acontecimentos da Síria em meio aos protestos contra o governo de Bashar al Assad, que vem durando por nove meses.

Em entrevista concedida à rede americana ABC News, Assad afirmou que não sente culpa pela repressão. “Fiz o melhor para proteger as pessoas, então não posso me sentir culpado. Lamento as vidas que foram perdidas. Mas não se sente culpa quando não se mata ninguém. Elas [forças de segurança] são forças militares que pertencem ao governo. Não sou dono delas. Eu sou presidente. Não sou dono do país,” declarou o presidente.

De acordo com um recente levantamento da ONU, cerca de 4 mil civis morreram desde o início dos protestos contra o governo de Assad.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias