quinta-feira, abril 25, 2024
HomeEducaçãoObmep já recebeu mais de 10 milhões de inscrições

Obmep já recebeu mais de 10 milhões de inscrições

Até ontem, sexta feira (23), a 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) havia recebido mais de 12 milhões de inscrições de estudantes da educação básica. As inscrições vêm de mais de 27 mil escolas. Segundo o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), entidade responsável pela coordenação do curso, 90% dos municípios já aderiu à competição.

As secretarias estaduais e municipais de educação e as escolas precisam ficar atentas: as inscrições só poderão ser feitas até o dia 30 de março, somente pela internet. A inscrição dos alunos na Obmep deve ser feita pelas escolas. Podem participar da olimpíada os estudantes do sexto ao nono ano do ensino fundamental e de todas as três séries do ensino médio.

Sobre a Obmep

A Obmep é um projeto desenvolvido com o objetivo de estimular o estudo da matemática e revelar possíveis talentos nesse campo. A Obmep já alcançou diversas realizações, como a produção e distribuição de material didático de qualidade; desenvolvimento do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), para que os medalhistas possam estudar Matemática por um ano com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); desenvolvimento do Programa de Iniciação Científica – Mestrado (PICME), para os medalhistas que estejam cursando graduação com bolsas do CNPq (IC) e CAPES (Mestrado); a Preparação Especial para Competições Internacionais (PECI), que treina os medalhistas de ouro para competições internacionais; mobilização de Coordenadores Regionais para desenvolvimento de atividades.

A Obmep foi criada em 2005 e vem crescendo no número de participantes a cada ano. Em 2011, foram cerca de 18,7 milhões de alunos inscritos na competição, tendo representados na Olimpíada mais de 98% dos estados brasileiros. Os recordes de participação quebrados todos os anos pela Obmep transformaram a competição brasileira na maior Olimpíada de Matemática do mundo.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias