Publicado em: quinta-feira, 01/09/2011

Obama visitará Nova Jersey para verificar estragos deixados pelo furacão Irene

O presidente norte-americano, Barack Obama, vai visitar os locais devastados pelo furacão Irene no próximo domingo, de acordo com um informativo divulgado oficialmente pela Casa Branca. A região onde o presidente vai conhecer é a de Paterson, no estado de Nova Jersey, local onde as inundações causaram mais estragos com a chuva tropical que aconteceu no último final de semana. Os moradores das regiões previstas para serem atingidas foram orientados a evacuarem com antecedência.

Com a avaliação dos estrados causados pelo Irene, o presidente norte-americano declarou situação de “desastre” nos estados de Nova York e Carolina do Norte. A decisão de Obama permite a liberação de mais fundos às regiões mais prejudicadas para que estas sejam restauradas de maneira mais eficaz e rápida. As informações divulgadas por autoridades mostram que na região continental americana e em Porto Rico foram registradas 44 mortes por consequência do Irene. Considerando que antes de passar pelos Estados Unidos o Irene também atingiu o Caribe, estima-se que o total de mortes tenha chegado a 49.

Depois de três dias que o furacão já havia passado por algumas regiões, famílias americanas que ficaram isoladas ainda estavam aguardando pela Guarda Nacional e os bombeiros para que levasse bebida e alimentos.

Ao passar pelo Canadá, o Irene se extinguiu na última terça-feira (30). Quando passou pela cidade de Nova York, os estragos não foram tão preocupantes quanto o previsto, mas inundações preocupam autoridades locais. Antes da passagem do Irene, o presidente norte-americano havia pedido aos cidadãos que obedecessem as recomendações de segurança e levassem a sério o furacão.