Publicado em: terça-feira, 16/08/2011

Obama viaja de ônibus a três estados-chave para recuperar imagem política

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deu início nesta segunda-feira (15) a uma viagem de três dias a três estados-chave do Meio Oeste, Minnesota, Iowa e Illinois, para recuperar a confiança dos eleitores que garantiram sua vitória nessas regiões. Oficialmente, a viagem de ônibus é um evento da Casa Branca, mas a característica de campanha eleitoral já foi percebida pela tentativa de melhorar sua imagem política e garantir a reestabilização financeira do país a 15 meses das eleições presidenciais.

De acordo com o diretor de comunicação do presidente, Dan Pfeiffer, “durante as negociações sobre o teto da dívida, tínhamos a sensação de sermos prisioneiros aqui durante longas semanas. Ele está impaciente para retornar a sua casa, no Illinois, e também ir a Minnesota e, é claro, ao Iowa, que sempre foi um lugar especial para o presidente e a Casa Branca.” Além disso, Obama pretende ouvir os cidadãos a respeito dessa questão da dívida.

Especificamente no caso do estado de Iowa, local onde Obama ganhou pela primeira vez a disputa entre os democratas ao vencer Hillary Clinton nas primárias de 2008, a competição pelos eleitores será acirrada. Com a candidatura anunciada nesse final de semana, o representante republicano, Rick Perry, governador do Texas, também está em Iowa.

No caso do Minnesota, a representante do estado, Michele Bachmann, que carrega consigo a imagem de ultraconservadora, prometeu que vai fazer de Obama o presidente de um mandato só. Em uma pesquisa não oficial considerando somente os candidatos republicanos, Bachmann ficou em primeiro lugar na preferência dos eleitores.