Publicado em: sexta-feira, 22/06/2012

Obama tem vantagem contra Romney em estados-chave

O presidente dos Estados Unidos e candidato a reeleição, Barack Obama, está à rente de seu adversário, Mitt Romney, nas pesquisas de intenção de voto feitas com latinos em cinco estados importantes do país. Os resultados foram apresentados em uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira (22), e foi realizada nos estados em que a eleição de novembro poderá ser definida.

O presidente norte-americano possui 63% de apoio dos latinos nos estados do Colorado (oeste), Nevada (oeste), Arizona (sudoeste), Flórida (sudoeste) e Virgínia (leste). Já o candidato republicano possui somente 37% de apoio segundo o levantamento feito pela companhia Latino Decisions.

Porcentagens

Na Flórida, onde a disputa é mais acirrada entre os candidatos, Obama aparece com 53% das intenções de voto, enquanto Romney está com 37%. No Arizona, por sua vez, a diferente entre os dois é muito grande. O candidato democrata possui 74% das intenções de voto, enquanto Mitt Romney aparece com 18% de apoio. A pesquisa foi realizada com a Latino Decision em conjunto com a America’s Voice.

O levantamento entrevistou, por telefone, 400 latinos entre os dias 12 a 21 de junho. A pesquisa possui uma margem de erro de 2,2%. Aproximadamente 60% dos entrevistados afirmam que estão animados com as eleições presidenciais, que acontecem no dia 6 de novembro. Já 23% dos latinos afirmam que não estão muito animados. Em 2008, cerca de 10 milhões de latinos votaram nas eleições.