Publicado em: quinta-feira, 10/05/2012

Obama se posiciona a favor do casamento homossexual

Nesta quarta-feira (9), o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez um pronunciamento onde afirmou seu favorável ao casamento entre pessoas do mesmo sexo. O candidato a reeleição teve um tempo considerável para pensar no assunto até mostrar sua posição. Isso fez com que muitos especialistas passassem a acreditar que Obama tomou uma postura para se favorecer nas eleições contra o candidato republicano.

Obama fez seu pronunciamento no canal de televisão ABC, e afirmou que sua posição pessoal sobre o assunto é de que os homossexuais devem se casar de assim quiserem. Com estas revelações, o candidato democrata tomou partido e deixou de lado a postura cômoda e “em cima do muro” que estava até o momento. O tema sobre o casamento homoafetivo é alvo de muitas divergências na política do país.

Dificuldades

Barack Obama nunca se relacionou muito com os eleitores mais conversadores dos Estados Unidos e suas declarações de quarta-feira podem dificultar ainda mais sua busca por votos nesta classe. Nem todos os norte-americanos são favoráveis a união oficial de pessoas do mesmo sexo.

A Carolina do Norte, por exemplo, aprovou uma emenda na terça-feira (8) em que proíbe o casamento homossexual – e também concubinatos e uniões civis – no estado. Os analistas acreditam que Barack Obama poderá enfrentar a rejeição dos eleitores conservadores, principalmente os religiosos. Ao contrário de seu possível rival, Mitt Romney, conservador assumido.