Publicado em: quinta-feira, 07/07/2011

Obama fala sobre economia em seu primeiro debate no Twitter

Através de um computador instalado na Casa Branca, o presidente Barack Obama se aproximou dos jovens eleitores americanas durante o seu primeiro debate feito pelo microblog Twitter, realizado na quarta-feira (6). O tema da discussão foi a economia e o emprego nos Estados Unidos. O evento começou uma uma mensagem em vídeo de Obama pelo Twitcam. “Que gastos vocês cortariam e quais investimentos manteriam para reduzir o déficit?”, foi a pergunta feita pelo presidente para abordar o assunto.

O debate contou com a participação do co-fundador do Twitter, Jack Dorsey, que atuou como o moderador da discussão que foi assistida por milhões de usuários da rede. Obama utilizou a ocasião para enfatizar a sua visão para o futuro dos Estados Unidos como a defesa dos investimentos feitos em energias renováveis e também na educação. Os países que evoluirão bem são os que estão comprometidos de forma contínua com a educação”, afirmou.

O presidente utilizou o debate para falar sobre uma dos temas mais discutidos no momento, o teto da dívida pública do país. Ele ressaltou que a possibilidade dos Estados Unidos declarar a moratória da dívida é irresponsável e alertou que se a atitude for tomada o país pode entrar em outra recessão ou “algo ainda pior”. Em maio, o país atingiu o limite da dívida, de US$ 14,29 trilhões.

Ele utilizou o espaço para explicar que o não aumento do teto da divida pode provocar uma nova espiral e deixar o Departamento do Tesouro “sem dinheiro” para pagar as contas do Governo. Obama acredita que para reduzir o déficit e a dívida é necessário cortas verbas em setores como o de Defesa e aumentar os impostos dos milionários e bilionários que vivem no país.