Publicado em: sábado, 02/06/2012

Obama e Romney aparecem empatados em pesquisa

Nesta sexta-feira (1º), uma pesquisa de intenção de votos, feita pela emissora norte-americana CNN, foi divulgada mostrando que Barack Obama e Mitt Romney estariam em empate técnico. O atual presidente dos EUA aparece com 49% dos votos, enquanto seu rival republicano estaria com 46% de apoio dos eleitores, sendo que a pesquisa possui uma margem de erro de três pontos.

No começo do mês de abril, a emissora realizou uma enquete na qual Obama aparecia com nove pontos de vantagem sobre Romney. O ex-governador de Massachusetts já atingiu o número necessário de delegados e irá representar o Partido Republicano nas eleições de novembro contra o democrata Obama.

Nível de entusiasmo

Os dois candidatos ficaram empatados, com 45%, no questionamento sobre qual deles entende como funciona a economia. O que realmente mostrou disparidade entre Romney e Obama foi o nível de entusiasmo. Isso porque 60% dos democratas entrevistas afirmam que apoiam de maneira sólida seu candidato, e 47% dos republicanos disseram o mesmo sobre Romney.

A campanha eleitoral de Barack Obama atacou intensamente o rival e seu histórico como um homem de negócios, além de perguntarem aos eleitores sobre as conquistas do democrata quando era governador. Romney, por sua vez, aproveita a desaceleração da economia para atacar Obama, além de mostrar a taxa alta de desemprego em maio.