Publicado em: quinta-feira, 26/07/2012

Obama é o chefe de Estado mais popular no Twitter

Nenhum líder pode competir com Barack Obama dos EUA, quando o assunto é o Twitter. O presidente e candidato democrata a reeleição possui mais de 17 milhões de seguidores em seu perfil @BarackObama”. De acordo com o estudo “Twiplomacy” divulgado nesta quinta-feira (26) pela empresa Burson-Marsteller, a conta do chefe de Estado é a mais popular entre as 264 pesquisadas.

Barack Obama foi o primeiro mandatário a usar o microblog. Segundo a empresa que elaborou o estudo, o presidente norte-americano também postou o tweet mais popular entre os demais mandatários mundiais. Na mensagem, Obama escreveu: “Casais do mesmo sexo devem poder se casar”. A popularidade do presidente norte-americano no Twitter é classificada na quinta posição.

Engajamento com seguidores

A conta de Obama no Twitter, por sua vez, possui falhas. De acordo com o estudo, somente 1% dos tweets de seu perfil são respostas aos seus seguidores, o que faz com que o líder dos Estados Unidos fique abaixo no quesito engajamento. Caso o usuário do microblog queira ter uma conversa com algum mandatário, e mais fácil tentar com o líder africano @PaulKagame, de Ruanda, ou @AmamaMbabazi, de Uganda. Estes, segundo o estudo, possuem 90% das mensagens de resposta.

O presidente venezuelano Hugo Chávez (@chavezcandanga) possui o segundo perfil mais popular no microblog, e ele responde 38% de seus seguidores. De acordo com o estudo, Barack Obama segue, de maneira mútua, somente dois líderes. Um deles é o ex-presidente da Rússia, Dimitry Medvedev, e o outro é o primeiro-ministro da Noruegua, Jens Stoltenberg.