Publicado em: quarta-feira, 11/07/2012

Obama aumenta vantagem sobre Romney

O presidente dos Estados Unidos e candidato democrata a reeleição, Barack Obama, ampliou sua vantagem sobre o adversário republicano, Mitt Romney, em seis pontos porcentuais. O aumento de Obama acontece com o otimismo dos eleitores com relação a economia do país. A porcentagem foi apresentada em um levantamento feito pela Reuters/Ipsos, divulgado nesta terça-feira (10).

O presidente norte-americano está à frente na disputa eleitoral com 49% das intenções de voto, enquanto Romney totaliza 43% a quatro meses do pleito, que será realizado no dia 6 de novembro. Em junho, Obama possuía somente 1% de vantagem sobre o candidato republicano e ex-governador do Estado de Massachusetts.

Crescimento

O aumento da vantagem de Obama sobre Romney foi impulsionado pelo otimismo dos eleitores sobre o futuro do país. Com isso, a aprovação do presidente norte-americano subiu para 48%, e o índice de reprovação foi de 50 para 47%. O especialista Chris Jackson afirma que junho não foi um bom período para Obama, mas o momento de agora voltou a se normalizar.

A pesquisa da Reuters/Ipsos por realizada com 1.154 pessoas, com entrevistas por celular e telefone fixo entre os dias 5 e 9 deste mês. Durante a realização do levantamento, números ruins com relação aos empregos foram revelados, indicando que o desemprego no país continua em 8,2%.