Publicado em: quinta-feira, 02/08/2012

Obama aprova ajuda humanitária de 12 milhões de dólares para Síria

Obama aprova ajuda humanitária de 12 milhões de dólares para SíriaNesta quinta-feira (2), o presidente dos Estados Unidos e candidato a reeleição pelo Partido Democrata, Barack Obama, aprovou enviar uma ajuda humanitária para a Síria. O valor da ajuda é de US$ 12 milhões, como um auxílio adicional. Os sírios estão passando por terríveis atrocidades nos últimos meses em decorrênciados conflitos entre os opositores do país e o governo contestado do presidente Bashar al Assad.

De acordo com um comunicado emitido pela Casa Branca, com a ajuda norte-americana, a Síria deverá receber US$ 76 milhões em água, alimentos, roupas, medicamentos e itens de higiene que irão ajudar 1,5 milhão de sírios. A nota afirmou ainda que a situação no país se agrava cada dia mais após quase 17 meses de confrontos no país. Os conflitos entre oposição e governo começaram no ano passado.

Países

O comunicado emitido pela Casa Branca também agradece aos países que estão ajudando à população síria com doações. Na nota, os Estados Unidos afirmam que estão aplaudindo a generosidade demonstrada pela Jordânia, Iraque, Turquia, Líbano e demais nações que estão enviando ajuda para aqueles que tentam escapardos horrores da Síria

A situação na Síria se agrava cada vez mais. Nesta quinta-feira, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, informou que o enviado especial daorganização e da Liga Árabe, Kofi Annan, renunciou ao cargo. De acordo com BanKi-moon, o mandato de Kofi Annan termina no dia 31 de agosto, e o enviado especial não deseja fazer a renovação por falta de apoio.