Publicado em: segunda-feira, 21/05/2012

Obama afirma que comunidade internacional não vai abandonar o Afeganistão

Nesta segunda-feira (21), o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, garantiu ao Afeganistão que a comunidade internacional não vai abandonar o país. Obama fez este anúncio na cúpula da Otan. Daqui pouco mais de um ano, o Afeganistão irá cuidar sozinho de sua própria segurança, sem tropas norte-americanas ou de qualquer outro país.

O presidente norte-americano afirmou que os afegãos não serão abonados, nem mesmo neste momento em que o mundo os cobra para que tenham mais responsabilidade. Obama fez seu pronunciamento para 50 líderes de vários países do mundo, que estão reunidos em Chicago. Entre os líderes está Hamid Karzai, presidente do Afeganistão.

Decisões da cúpula

Nesta cúpula, foi decidida a transferência da segurança do país para as forças afegãs no próximo ano. No entanto, a missão de combate, em que o exército do Afeganistão terá o apoio, será se manter até o final do ano de 2014. Na abertura da reunião, Obama afirmou que ainda serão decididas as próximas etapas da transição e as metas.

A reunião da cúpula deverá ser utilizada para firmar as bases de relacionamento com o Afeganistão depois de 2014. Barack Obama garantiu que o apoio as forças afegãs, assim como a ajuda em sua formação e o aconselhamento não serão vistos como uma missão de combate.