Publicado em: sexta-feira, 28/02/2014

Oasis vai relançar álbum de estreia com faixas bônus

Oasis vai relançar álbum de estreia com faixas bônusNesta quarta-feira, 26 de fevereiro, o Oasis anunciou que lançará, em 19 de maio, uma nova edição do álbum Definitely Maybe, primeiro da carreira da banda. A data escolhida marcará os 20 anos do lançamento do disco, que será completamente remasterizado.

Material extra

A versão original de Definitely Maybe alcançou oito milhões de cópias vendidas no mundo, alavancando o Oasis como uma das grandes bandas da década de 1990. A reedição do álbum trará também materiais raros e gravações completamente inéditas, de acordo com o comunicado publicado pela gravadora. O material será vendido em formato físico e digital, além de uma edição de colecionador que será composta por três CDs, que também incluirão demos do Oasis.

A banda foi encerrada em 2009, após o guitarrista Noel Gallagher deixar o Oasis. Ao longo de sua existência, o grupo ficou conhecido pelo relacionamento complicado entre os irmãos Noel e Liam Gallagher (vocalista da banda).

Outros álbuns

Além de Definitely Maybe, os dois álbuns seguintes também serão relançados em breve. “(What’s the story) Morning Glory?” e “Be Here Now”, entretanto, ainda não têm data oficial de relançamento. Em ambos os casos, entretanto, também serão incluídos materiais extras, além da remasterização das músicas originais.

Embora ainda não tenham sido dados maiores detalhes sobre os materiais inéditos que serão lançados, já foi anunciada uma versão acústica do clássico “Live Forever”.

Possível retorno

Apesar do relançamento de três álbuns do Oasis, parece não haver qualquer possibilidade de um retorno da banda nos próximos meses. Os irmãos Noel e Liam não se falam há tempos, mas estão constantemente se referindo um ao outro em entrevistas. Em setembro de 2013, Noel Gallagher afirmou que o Oasis só reuniria sem a sua presença, o que, na prática, não seria de fato um retorno. Contudo, apesar da negativa, Noel afirmou que tudo pode acontecer. O guitarrista declarou que, se um dia ele precisar de dinheiro, certamente toparia o retorno do Oasis, mas agora isso não é uma possibilidade.

Em janeiro deste ano, declarações de Paul Arthurs, um dos fundadores do Oasis, reacenderam a esperança entre os fãs da banda. Arthurs afirmou que Liam Gallagher toparia reunir o Oasis novamente, para pelo menos uma apresentação. O anúncio da edição comemorativa de Definitely Maybe também trouxe rumores sobre um possível retorno da banda, mas Noel Gallagher segue irredutível a respeito disso.

Trajetória

Apesar das constantes brigas entre os irmãos Gallagher, Liam sempre se mostrou mais disposto a um possível retorno do Oasis. Após a saída de Noel da banda, Liam declarou que o Oasis continuaria tocando e gravando. Mas, meses depois, anunciou o final da banda oficialmente. Desde então, três membros do Oasis (Liam, Andy Bell e Gem Archer) seguem em atividade com a banda Beady Eye, que também conta com Chris Sharrock.

Noel Gallagher, por sua vez, também continua na ativa com o grupo Noel Gallagher’s High Flying Birds, embora faça muito menos aparições do que o Beady Eye de Liam Gallagher.