Publicado em: sexta-feira, 27/04/2012

OAB abre inscrições para o Exame da Ordem

Na última quarta-feira (25), a Ordem dos Advogados do Brasil, OAB, abriu o período de inscrições para o sétimo Exame da Ordem. O valor da taxa de inscrição é R$ 200 e pode ser realizada até dia seis de maio.

Conseguir ser aprovado no Exame da Ordem é um requisito obrigatório para integração nos quadro da Ordem como advogado reconhecido. Os interessados podem acessar a página da OAB na internet ou da FGV Projetos, administradora responsável pelo certame, para realizar a inscrição, que pode ser paga até dia sete de maio.

Importante frisar que a inscrição só será homologada após a efetivação do pagamento. A prova conta com as seguintes fases: a primeira é constituída por uma prova objetiva, promovida no dia 27 de maio.

Em seguida, a segunda fase ocorre com uma prova prático profissional, já em oito de julho. Quando realizar a inscrição, o candidato poderá optar pelo município em que realizará o exame e qual área jurídica pretende atuar na avaliação prática profissional. As opções são: direito tributário, penal, empresarial, do trabalho, constitucional, civil ou administrativo.

Características da prova

O exame objetivo tem duração de cinco horas sua aplicação acontecerá no dia 27 de maio, entre as 14h às 19h. A prova apresenta oitenta questões de múltipla escolha. Passa para a segunda fase quem acertar no mínimo metade das questões.

A parte dois da seleção é onde o candidato redige uma peça processual, além de responder quatro perguntas no formato situações-problema. No dia 27 de julho o resultado preliminar será liberado. O edital indica que apenas no dia 14 de agosto sai o resultado final.

O último Exame da Ordem aprovou mais de 23 mil candidatos, do total de quase 100 mil que realizaram as provas. A lista final com o nome dos aprovados sai em três de maio.