Publicado em: sexta-feira, 14/12/2012

OAB: 9º Exame da Ordem será realizado no domingo

OAB: 9º Exame da Ordem será realizado no domingoNo domingo, dia 16 de dezembro, será realizada a primeira fase do 9º Exame de Ordem Unificado da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). A prova acontece a partir das 14 horas, de acordo com o horário de Brasília.

As provas serão objetivas e de múltipla escolha e terá conteúdo das disciplinas que fazem parte do currículo mínimo do curso de direito. Também terão questões sobre o Estatuto da Advocacia e também da Lei 8.906/94, da OAB, e sobre o regulamento geral da entidade, além do código de ética e disciplina, Estatuto do Criança e do Adolescente, Direito Ambiental, direitos humanos, direito do consumidor e direito internacional.

Quem passar na primeira fase do exame da OAB terá que passar por uma nova etapa no dia 24 de fevereiro de 2012. Nesta etapa, os profissionais terão que responder a questões subjetivas na prova que é prático-profissional. Ambas as provas tem a duração total de cinco horas.

A aprovação no exame da ordem é obrigatória para que o bacharel em direito possa praticar a advocacia. O Exame pode ser prestado por bacharéis em direito, mesmo aqueles que ainda não fizeram a sua colação de grau, que estejam se formando por uma instituição se ensino superior que seja credenciada. Os estudantes do último ano do curso de Direito e aqueles já formados são as pessoas que estão autorizadas a fazer a prova da OAB.

A OAB já divulgou quando serão as datas dos próximos Exames da Ordem da entidade, que estão marcados para o ano que vem. A décima edição do exame terá suas provas da primeira fase sendo realizadas no dia 28 de abril; já as da décima primeira edição terá sua primeira fase acontecendo no dia 18 de agosto e a décima segunda edição do exame unificado da OAB vai ter suas provas da primeira fase sendo aplicadas no dia 8 de dezembro de 2013.