Publicado em: sexta-feira, 21/12/2012

O sanfoneiro Dominguinhos respira com ajuda de aparelhos em hospital

O sanfoneiro Dominguinhos respira com ajuda de aparelhos em hospitalDominguinhos, com 71 anos se encontra internado na UTI do Hospital Santa Joana, em Recife. O músico que se encontra na ala coronária, está sob observação os médicos aguardam que o tratamento antimicrobianos deem efeito a pneumonia bacteriana que o cometeu. Na tarde de segunda-feira dia 17, Dominguinhos foi internado na unidade, mas seu estado ainda não foi regularizado.

Há seis anos Dominguinhos já vinha em passando por um tratamento entre Recife e São Paulo, para um câncer de pulmão. O músico vinha respondendo bem as drogas e se encontrava estável, mesmo em relação às doenças associadas, como insuficiência ventricular e arritmia cardíaca e diabetes. Devido a sua agenda o artista não pode estabelecer uma sede única para o tratamento.

Neste próximo dia 22, faria um Show em Brasília que teve de ser cancelado. O artista fazia uma série de shows em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga. “O câncer baixa a imunidade do paciente, que, nos últimos dias, se expôs a grandes aglomerações, fez muitos esforços, que junto a outros fatores pode ter ocasionado a infecção respiratória, como a própria imunodepressão decorrente do tratamento do câncer”, explicou o oncologista Rossano Araújo. No dia 13 o sanfonista havia feito uma apresentação no Sertão pernambucano onde teve contato com os fãs durante a entrega de autógrafos e fotos.

Com o agravo da infecção durante a tarde de quarta-feira, foi necessário submeter o paciente a sedação para a implantação de ventilação mecânica. . “Na manhã de hoje [quinta-feira, 20], Dominguinhos respondeu a estímulos, mas o guadro ainda é grave, que inspira cuidados”, falou o médico Hermilo Borba Griz, coordenador da Unidade Coronária. A arritmia já foi controlado, mas o quadro de pneumonia ainda não teve grandes avanços e deverão ser encaminhadas novos boletins diariamente pelo hospital.