Publicado em: sexta-feira, 24/02/2012

“O Artista” é o grande favorito estrangeiro ao Oscar

O filme francês “O Artista” é o grane favorito da 84º cerimônia de entrega do Oscar no domingo (26), em Los Angeles. A expectativa é que o filme consiga superar os indicados americanos, levando para casa a estatueta de melhor filme, o que seria um acontecimento inédito para um filme não anglo-saxão.

O filme de mudo e em preto e branco de Michel Hazanavicius declara seu amor por Hollywood e espera levar para casa mais que uma premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, já que o filme foi indicado a dez categorias, ficando logo atrás de “A invenção de Hugo Cabret”, de Scorsese, que foi indicado 11 vezes.

“O Artista” concorre a melhor filme, diretor, roteiro, ator principal (Jean Dujardin), atriz coadjuvante (Berénice Bejo), trilha sonora, edição, fotografia, figurino e direção de arte. Esta é a primeira vez que um filme francês recebe tantas indicações. E caso “O Artista” fature a estatueta de melhor filme, será primeira vez da história, que sempre concedeu o prêmio para obras anglo-saxônicas.
Além da disputa pelo Oscar, “O Artista” já levou três Golden Globes, sete Baftas (prêmio da Grã-Bretanha), um Goya (Espanha), além de vários prêmios profissionais americanos e mais cinco indicações Spirit Awards do cinema independente.

Concorrência

“O Artista” disputa o Oscar de melhor filme juntamente como obras de peso, como: “Cavalo de Tróia”, de Steven Spielberg, “A invenção de Hugo Cabret”, de Martin Scorsese, “Meia Noite em Paris”, de Woody Allen, “A árvore da vida”, de Terrence Malick, “Tão perto e tão forte”, de Stephen Daldry, “Moneyball – O homem que mudou o jogo”, de Bennett Miller, “Os descendentes”, de Alexander Payne e “Histórias Cruzadas”, de Tate Taylor.

A noite de entrega dos prêmios contará com a apresentação de acrobatas do Cirque du Soleil. Foram convidados também celebridades como bem Stiller, Bradley Cooper, Penepole Cruz, Angelina Jolie, Cameron Diaz, Tom Cruise, Tom Hanks e Jennifer Lopez para a abertura dos envelopes. O ator responsável pela apresentação do evento será o renomado comediante Billy Crystal, que já assumiu essa missão diversas vezes.