Publicado em: terça-feira, 13/09/2011

Número de casos de dengue cai na Paraíba

O estado da Paraíba informou um resultado importante no combate ao mosquito da dengue. O boletim que foi divulgado pela Secretaria de estado da Saúde (SES) nesta segunda-feira (12) aponta que o estado conseguiu diminuir o numero de casos da dengue nas ultimas semanas.

O boletim informa que na semana epidemiológica 35, que abrande os dias entre 28 de agosto e 3 de setembro, foram registrados 26 casos suspeitos em todo o estado. Os casos ainda estão sendo avaliados para que a SES faça a confirmação ou desconsidere.

O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) ainda indica que a SE confirmou nas ultimas semanas duas novas mortes causas pela picada do mosquito transmissor. Assim, neste ano, seis pacientes chegaram há óbito no estado, sendo duas na capital Joao Pessoa e uma nas cidades de Campina Grande, Catolé do Rocha, Caturité e Guarabira.

A Secretaria de Saúde espera que nos próximos meses e até a chegada o versão o numero de confirmações seja ainda menor. Para garantir que o mosquito fique longe das cidade, os programas de monitoramento de casos e de prevenção continuam sendo realizados em 223 municípios da Paraíba.

Neste ano, a Paraíba registrou 12.157 casos de dengue este ano. Apesar de um índice relativamente alto, o estados segue entre os que tiveram o menor numero de casos da doença. No Ceará, em apenas uma semana foram registrados mais de 1,5 mil casos.