sexta-feira, abril 26, 2024
HomeSaúdeNúmero de brasileiros interessados em musculação cresce; o futebol perde destaque

Número de brasileiros interessados em musculação cresce; o futebol perde destaque

Número de brasileiros interessados em musculação cresce; o futebol perde destaqueUma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde na última sexta-feira (24), informa que cada vez mais brasileiros estão praticando exercícios físicos, a pesquisa Vigitel 2013 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) revelou que 33,8% dos brasileiros com mais de 18 anos relatam praticar atividade física regularmente.

Isso quer dizer um crescimento de 12,6% em comparação aos últimos 5 anos. Assim que a pesquisa Vigitel passou a ser feita pelo Ministério da Saúde, em 2006, algumas atividades físicas se tornaram mais populares. Esse é o caso da musculação, aconteceu um aumento significativo de 50% no percentual de pessoas que dizem praticar essa atividade. Já os que são praticantes de futebol, caiu 28% neste mesmo período.

Atividades

Mesmo com uma infinidade de atividades, a mais popular entre elas, ainda continua sendo a caminhada. Entre os que responderam praticar alguma atividade física, 33,79% disseram fazer caminhada. A segunda mais famosa entre as pessoas foi a musculação, citada por 18,97% dos praticantes de atividades físicas. Em terceiro lugar, ficou o futebol, com 14,87% no gosto das pessoas. Do ano de 2012 à 2013, a porcentagem de mulheres de praticam musculação ficou à frente dos homens; a atividade é praticada por 19,56% das mulheres que são fisicamente ativas e por 18,46% dos homens.

O Ministério da Saúde considera esse aumento da popularidade das academias como um maior interesse da população em ter mais saúde. Segundo a diretora de Vigilância e Promoção da Saúde do Ministério, Deborah Malta, enquanto a caminhada e o futebol são as atividades menos compromissadas, a academia enxerga um compromisso maior. Para ela, a musculação é uma atividade contratual, no qual é necessário se matricular, buscar um estabelecimento e passa a ser um compromisso agendado na semana.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias