Publicado em: terça-feira, 18/02/2014

Novos modelos da Nokia chegam ao Brasil nesta semana

Novos modelos da Nokia chegam ao Brasil nesta semanaNa última semana, a Nokia anunciou dois novos modelos da linha Lumia: 1520 e 1320. Com Windows Phone como sistema operacional, os dispositivos vêm com o pacote de aplicativos Office, o que promete ser um diferencial competitivo no mercado. Segundo a Nokia, o Windows Phone permite maior entretenimento e produtividade aos seus usuários.

No Brasil, os dois modelos chegarão através de importação. De acordo com a Nokia, as primeiras unidades devem desembarcar no país ainda nesta semana. O Lumia 1520, top de linha da fabricante, chegará ao mercado por R$2,4 mil; o 1320, por sua vez, terá o preço de R$1,4 mil.

Destaques

Apesar do preço, o Nokia Lumia 1520 promete chegar competitivo ao mercado, devido a uma série de vantagens, a começar pela tela de seis polegadas, com suporte a Full HD. Com este tamanho, a Nokia pôde adicionar uma terceira coluna de ícones na tela inicial, permitindo que os usuários acessem os programas mais utilizados de maneira rápida. A bateria também se destaca, tendo duração de um dia e meio com utilização normal do smartphone. Apesar disso, o Lumia 1520 é um smartphone fino e leve.

Processador e câmera

A Nokia utilizou um processador poderoso para sua nova linha de smartphones. O 1520 vem com um processador com quatro núcleos e 2,2 GHz de velocidade. A versão que chega ao Brasil tem 32 GB de espaço de armazenamento.

A câmera do dispositivo também chamou a atenção, devido a seus 20 MP de resolução. Com ela, é possível fotografar no formato DNG, obtendo fotografias “cruas”, com maior qualidade, ideais para edição posterior. Outra vantagem da câmera é a possibilidade de configurar uma série de dispositivos, como ISO, foco e obturador, obtendo fotografias com qualidade próxima à profissional.

Para a gravação de vídeos, além da qualidade da câmera, a Nokia instalou quatro microfones no dispositivo, o que permite uma qualidade de gravação sonora muito superior.

Versão de entrada

Embora seja mais limitado, o Nokia 1320 também trouxe algumas vantagens. Com processador de dois núcleos, com 1,7 GHz de velocidade, o 1320 chega ao mercado com 8 GB de espaço em disco, além de recursos como conexão à nuvem e pacote Office. Embora fique em desvantagem quando comparado a dispositivos similares, como o Moto X, da Motorola, o Lumia 1320 é uma escolha melhor para quem prefere o Windows Phone.

Novos aplicativos

Para alavancar as vendas de seus dispositivos, a Nokia tem atuado em uma das principais deficiências do sistema operacional Windows Phone: o baixo número de aplicativos disponíveis. Para contornar a situação, a Nokia tem desenvolvido uma série de aplicativos próprios. Além do Nokia Camera, também tem se destacado o Nokia Radio Mix, serviço gratuito que permite o streaming de músicas. Quem possui um dos novos dispositivos também pode armazenas até oito horas de músicas no smartphone através do aplicativo, para execução quando não houver conexão com a internet. Tanto o 1520 como o 1320 chegam ao Brasil com suporte à conexão de internet 4G.