Publicado em: terça-feira, 25/02/2014

Novos cálculos tornam Neymar a maior contratação da história

Novos cálculos tornam Neymar a maior contratação da históriaNeymar foi contratado há nove meses pelo Barcelona, mas só agora, após o acerto do clube com a receita espanhola, foram revelados os verdadeiros valores da negociação. Nesta segunda-feira, o Barça pagou 13,5 milhões de euros à receita, como correção preventiva ao verdadeiro valor de Neymar. Com isso, o preço do atacante brasileiro subiu de 86,2 milhões de euros para 99,7 milhões de euros, algo em torno de R$320 milhões. Com isso, a negociação superou a de Cristiano Ronaldo, que detinha o antigo recorde. O astro português foi contratado pelo Real Madrid em 2009, pelo valor de 94 milhões de euros.

Valores

A conta para chegar ao verdadeiro valor da negociação de Neymar foi complexa. Inicialmente, o clube catalão afirmava que Neymar custou 57,1 milhões de euros a seus cofres. Desta forma, o brasileiro seria o décimo jogador mais caro da história. Contudo, surgiram denúncias de que o Barcelona estaria fazendo uma omissão de valores. A diretoria, então, confirmou outros itens do contrato, como direitos de marketing, bônus por assinatura e prioridade sobre novas revelações do Santos. Com isso, o preço do atacante subiu para 86,2 milhões de euros.

Embora o Barça tenha alterado os valores, a Justiça espanhola passou a investigar Sandro Rosell, presidente do clube quando Neymar foi contratado, por suspeita de fraude fiscal. Caso o Barça seja considerado culpado no caso, a multa pode variar entre 5,5 milhões e 54,6 milhões de euros.

Com o objetivo de evitar a punição mais severa, o Barcelona fez um pagamento preventivo dos impostos relacionados à parcela não declarada inicialmente. Contudo, o clube segue afirmando que não cometeu fraude fiscal.

Investigações

De acordo com o Barcelona, o auditor da equipe sempre se manteve informado em relação à documentação de Neymar. O clube afirma ter cumprido todas as obrigações fiscais relacionadas ao contrato do atacante, portanto, não houve qualquer crime na negociação. Por fim, o Barça afirmou que tem a intenção de contribuir com todas as investigações.

Inicialmente, o caso é visto pela Justiça Espanhola como um crime de pessoa jurídica, ou seja, pelo menos a princípio, ninguém pode ser preso. Ainda assim, as chances de que o Barcelona seja multado são altas.

Ranking

Com o novo cálculo dos valores, Neymar ultrapassou a negociação de Cristiano Ronaldo com o Real Madrid em mais de cinco milhões de euros. A terceira maior negociação da história também aconteceu nesta temporada, quando Gareth Bale se transferiu o Tottenham para o Real Madrid.

Dentre os dez jogadores mais caros da história há também outro brasileiro: Kaká, que, na temporada de 2009, se transferiu do Milan para o Real Madrid por 65 milhões de euros. A lista de jogadores mais caros da história conta também com nomes como Falcao García, Cavani, Ibrahimovic, Zidane e Luís Figo. Com exceção de Figo e Zidane, ambos contratados pelo Real Madrid na temporada de 2001 (Figo por 60 milhões de euros, Zidane por 73,5 milhões), todas as outras negociações aconteceram de 2009 pra cá.