Publicado em: segunda-feira, 23/01/2012

Novo remédio para tratamento de câncer de pele é aprovado no Brasil

Um novo medicamento utilizado para o tratamento contra um tipo de melanoma avançado nos casos de câncer de pele foi aprovado nesta sexta-feira (20) e estará disponível para os pacientes do Brasil. ela droga é utilizado como uma técnica alternativa à quimioterapia e em ensaios laboratoriais tem apresentado bons resultados contra os demais métodos de combate a doença.

O melanoma é um caso de tumor que pode ser apresentado na pele. Nos casos mais graves, ele consegue se desenvolver até formar metástase, que é quando a doença pode se espalhar pelos demais órgãos do corpo humano.

Em comparação ao tratamento que utiliza a quimioterapia, o remédio tem se mostrado mais eficiente. Os testes realizados em pacientes que tomaram a droga a base de vemurafenibe apresentaram respostas de 48,4%, quanto a quimioterapia apresenta melhor em apenas 5,5% dos pacientes.

O tempo médio de sobrevida sem avanço da doença é de 5,3 meses. Já aqueles que realizam o tratamento com a quimioterapia, o tempo médio e de 1,6%. Os médico indicam que este tratamento não representa uma cura, mas boa média de estabilidade no crescimento do tumor.