Publicado em: segunda-feira, 26/03/2012

Novo Nokia Lumia 710 chega às lojas da Tim

Na última quinta-feira (22), chegaram às lojas brasileiras da Tim os smartphones da Nokia da série Lumia, entre eles o Nokia Lumia 710. Na Europa, os aparelhos móveis já estavam disponíveis desde novembro do ano passado. Os modelos da série venderam o continente europeu um milhão de unidades até o final de 2011. Os smartphones fazem a estreia do sistema Windows Phone, desenvolvido pela Microsoft, nos dispositivos da marca.

Tanto o Lumia 710 quanto o Lumia 800 possuem tela de 3,7 polegadas e funcionam com o Windows Phone 7.5, também chamado de Mango. O Lumia 710 é o modelo mais simples e tem fabricação em Manaus. Seu preço tabelado é de R$ 999. A empresa justifica que, como o aparelho é fabricado no Brasil, possui um preço competitivo com os demais do mercado. De acordo com o presidente da Nokia no Brasil, Almir Luiz Narcizo, em entrevista a revista EXAME, a diferença nos custos dos impostos de se importar o aparelho ou produzi-lo em Manaus é de 26%.

Marketing

A Nokia lança seus dois novos modelos de aparelhos com uma de suas maiores campanhas de marketing feitas pela empresa nos 13 anos que atua no Brasil. Essa é uma das estratégias da Nokia na tentativa de conseguir a liderança de mercado novamente. A empresa não agiu com rapidez quando o iPhone chegou ao mercado e demorou para acompanhar as mudanças exigidas pelos consumidores.

Por apresentar menos atrativos para os usuários comparado com as outras marcas, a Nokia pode ver sua participação cair gradualmente nos últimos anos. Na metade de 2011, a Nokia deixou a liderança espaçar para a Samsung. No final do ano, a Apple também a ultrapassou, se tornando a maior empresa de aparelhos de telefones celulares inteligentes do mundo.