Publicado em: sexta-feira, 16/09/2011

Novo ministro do Turismo será empossado na tarde desta sexta-feira

O novo ministro do Turismo, Gastão Vieira (PMDB – MA), deve assumir o cargo na tarde desta sexta-feira (16), com cerimônia marcada para as 16h. O representante do PMDB na pasta foi indicado depois da demissão de Pedro Novais, pressionado a deixar o cargo com o surgimento das denúncias de que teria pago sua governanta particular com dinheiro da Câmara por sete anos e que sua mulher usa um servidor público como motorista particular.

A presidente Dilma Housseff (PT) havia informado que esperava que Novais entregasse sua demissão, para que ela não ficasse responsável por demitir mais um integrante do PMDB, partido aliado ao governo. Com isso, Novais entregou sua carta na quarta-feira (14) a noite. Com a oficialização da partida de Novais, a própria presidente escolheu o nome do PMDB que iria substituir o então ministro do Turismo.

Quando questionado sobre como será sua atuação no governo, Vieira afirmou que vai dar prioridade aos preparativos para a Copa de 2014 e buscar recursos para repor o orçamento da pasta. “O orçamento do Turismo, eu tenho uma informação parcial, foi extremamente contingenciado e bastante reduzido. Portanto, uma tarefa do novo ministro será, certamente, buscar mais recursos para recompor o orçamento”, declarou Vieira.

Sobre os casos de corrupção dentro do Ministério, Vieira afirmou que caso sejam comprovados os envolvimentos de funcionários da pasta, o Ministério vai tomar as medidas recomendadas pelos órgãos competentes. Além disso, Vieira afirmou que depois da sua posse ele deve começar a formar a equipe que vai trabalhar no Ministério.