Publicado em: sexta-feira, 04/05/2012

Novo ministro do Trabalho toma posse em Brasília

Tomou posse ontem o novo ministro do Trabalho, Brizola Neto. A presidenta Dilma Rousseff empossou o seu novo parceiro dos ministérios durante cerimonia que ocorreu às 11h no Palácio do Planalto. Participaram da posse de Brizola Neto os dirigentes do PDT e de outros partidos, assim como representantes de sindicatos, parlamentares e outros ministros. Com a posse do novo ministro, encerra-se o período em que o ministério esteve sobre responsabilidade do ministro interino em função do afastamento de Carlos Lupi em dezembro de 2011. O presidente do PDT foi substituído por Paulo Roberto Santos Pinto depois que denúncias de corrupção envolviam seu nome.

O nome do novo ministro foi anunciado pela presidente Dilma na última segunda-feira, dia 30 de março. A decisão, embora tenha desagradado alguns integrantes do PDT, foi tomada pela presidente em reunião com o presidente do PDT e também com Gilberto Carvalho, secretário-geral da Presidência da República. Brizola Neto havia sido indicado pelo partido, no entanto a escolha desagradou e criou problemas internos no PDT. O partido comanda a pasta desde o governo Lula.

Brizola Neto já ocupou vários cargos políticos antes de assumir a pasta

Carlos Daudt Brizola tem 33 anos e é o ministro mais novo do governo Dilma. Ele é neto do ex-governador e fundador do PDT, Leonel Brizola, falecido em 2004. Brizola Neto nasceu em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e atualmente e está na sua segunda gestão como deputado federal. O ministro, não chegou a vencer as eleições de 2010, mas ocupou uma cadeira por ser suplente do deputado Sergio Zveiter (PSD). Ele também já foi líder do partido na Câmara em 2009 e foi vereador do Rio de Janeiro em 2004. Segundo o ministro, a vida político teve início muito jovem, aos 16 anos, por influência do avô.