Publicado em: segunda-feira, 02/07/2012

Novo líder de Hong Kong toma posse em meio a protestos

Neste domingo (1º), Leung Chun-ying tomou posse como o novo chefe do Executivo de Hong Kong, cargo assumido por Donald Tsang desde 2005. Ele foi empossado pelo presidente chinês, Hu Jintao, e o clima era de festa entre os oficiais e protestos da população. Além da posse, o dia marcou o aniversário de 15 anos da volta de Hong Kong para a China.

Leung Chun-ying é filho de um oficial de 57 anos que acabou se tornando um milionário no país. Leung toma posse do mais alto cargo em um período de revolta pública. A população de Hong King expõe sua ira decido a desigualdade social, o aumento dos valores imobiliários e também não está satisfeita com a interferência chinesa na região.

15º aniversário

No dia 1º de julho de 1997, Hong Kong voltou ao poder chinês, e começou a se desenvolver significativamente. O presidente Hu Jintao afirmou que o princípio, firmado por Pequim, tranquilizou a população naquela época. Este princípio, de “um país, dois sistemas”, afirma que Hong Kong é uma área semiautônoma.a região não mudou sua moeda, que continua o dólar de Hong Kong, possui seu sistema judiciário e liberdade de imprensa.

O presidente chinês deve fazer o anúncio de novas medidas que possam reforçar a ajuda mutua entre Pequim e Hong Kong. A China tenta, há anos, fazer de Hong Kong uma área de testes para poder fazer do iuane uma moeda internacional. Mesmo com a interação entre os dois territórios, o clima de desconfiança ainda permanece nos moradores de Hong Kong.