Publicado em: terça-feira, 05/03/2013

Novo Galaxy S da Samsung poderá rolar páginas apenas com o olhar do usuário

Novo Galaxy S da Samsung poderá rolar páginas apenas com o olhar do usuárioO futuro smartphone da Samsung, que deverá chegar ao mercado durante este ou o próximo mês vai ter ênfase no software. Uma pessoa que realizou testes do aparelho que é denominado informalmente de Galaxy S 4, fez a classificação de algo novo e que pode empolgar os usuários, que é realizar a rolagem através dos olhos.

O celular irá monitorar os olhos do usuário para que possa determinar para qual local deverá rolar a página, que pode na web ou na janela de um dos aplicativos, informou um funcionário da Samsung com condição de que ficasse anônimo, pois ele não tinha autorização de falar com a imprensa.

Para exemplificar o funcionamento, quando usuários lerem um artigo e os olhos olharem para o fim da página, o smartphone vai rolar para baixo de maneira automática, e vai poder revelar os próximos parágrafos presentes no texto.

A fonte não disse qual tecnologia que é usada para que os movimentos de olhos possam ser rastreados e nem informou se esta novidade vai ser demonstrada na conferência de imprensa do Galaxy S 4, que está marcada para ocorrer no próximo dia 14 na cidade de Nova York.

Conforme aponta o funcionário da Samsung, de maneira geral, as características do software, que são o sistema e os aplicativos, deste novo smartphone deverão ofuscar as de hardware que são o processador e a tela.

A empresa sul-coreana fez o registro de marca na Europa usando o nome o nome Eye Scroll (rolagem através de olhos), utilizando o número 011510674. Nos Estados Unidos, a Samsung registrou o “Samsung Eye Scroll” no mês de fevereiro, em que descreveu este serviço como sendo um programa de computador que pode fazer a detecção de movimentos de olhos e fazer rolagem de telas dos dispositivos móveis, como aparelhos celulares, smartphones e de tablets, conforme o movimento que foi percebido. A empresa também fez o registro da marca Eye Pause, porém não descreveu, o que esta tecnologia pode realizar.

O executivo-chefe de produtos Kevin Packingham da Samsung se negou a informar detalhes do próximo aparelho da Samsung. Porém ele afirmou que não concordava que o hardware era insignificante em comparação com o software e que o aparelho era incrível.

Tecnologias para o rastreamento dos olhos estão sendo desenvolvidas há bastante tempo. O Galaxy S 3, que é o atual topo de linha da empresa sul-coreana, conta com capacidade de monitorar. O denominado Smart Stay, utiliza a câmera frontal para que mantenha a tela iluminada caso alguém observe-a, ao invés de escurecer de maneira automática.

A empresa de tecnologia Tobii que teve US$ 21 milhões em um financiamento junto a Intel em 2012 está trabalhando em uma técnica que pode utilizar sensores infravermelhos para que possa fazer o monitoramento do movimento de olhos de forma precisa.

O Galaxy S 3 atingiu o posto de telefone da Samsung que atingiu a maior quantidade de vendas, dessa forma o anúncio do sucessor está sendo antecipado de maneira fervorosa há um certo tempo.