sábado, abril 20, 2024
HomeMundoNovo diretor-executivo da OIC é brasileiro

Novo diretor-executivo da OIC é brasileiro

Nessa sexta-feira, dia 30 de setembro, a Organização Internacional do Café (OIC) anunciou que o brasileiro Robério Oliveira Silva, de 48 anos, foi eleito o novo diretor-executivo da instituição. Ele sucede o cargo que era do colombiano Néstor Osorio, que assumiu o posto de embaixador de seu país na ONU, no ano passado.

A OIC era dirigida, desde novembro de 2010, de maneira provisória por José Sette, também brasileiro. Robério Oliveira Silva foi eleito durante a 107ª sessão do Conselho Internacional do Café para ocupar o cargo num mandato de cinco anos. O novo diretor-executivo da OIC é economista de Minas Gerais. Foi diretor do departamento do Café do ministério da Agricultura brasileiro.

O Brasil é o segundo maior consumidor de café do mundo e o principal exportador e produtor. As exportações atingiram um recorde histórico em 2010, chegando a 5,66 bilhões de dólares. De acordo com o Conselho de Exportações de Café (Cecafé), comparado a 2009, o aumento foi de 33%.

Os principais países e produzem e consomem café estão reunidos na OIC, que é uma organização intergovernamental. Nela, os países buscam solucionar os desafios do setor cafeeiro, por meio de uma colaboração entre todos os envolvidos.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias