Publicado em: segunda-feira, 23/07/2012

Novo Batman tem bilheteria abaixo do esperado

O mais novo filme da saga Batman, o Cavaleiro das Trevas Ressurge, conseguiu registrar em seu final de semana de estreia uma bilheteria bastante significativa, porém, bem abaixo do que era esperado por muitos especialistas e críticos de Hollywood. Isso, por conta do tiroteio em uma sessão de pré-estreia, a meia noite, que exibiu o filme na sexta feira (20). O episódio pode ter afastado muita gente que estava programada para ir aos cinemas.

Até domingo, nos Estados Unidos e Canadá, o longa metragem conseguiu arrecadar algo estimado em 162 milhões de dólares durante sua exibição no final de semana. Este valor foi repassado de acordo com estimativas do estúdio. No sábado, havia sido projetado o valor para arrecadação de 173 milhões de dólares, com base no que havia sido alcançado na sexta feira, dia do massacre.

O novo Batman era um dos filme mais aguardados do ano, até o momento em que um atirador entrou em uma sala de cinema de Aurora, no Colorado, abrindo fogo contra o público, resultando na morte de 12 pessoas e ferindo ainda outras quase 60.

Previsões

Antes deste tiroteio, havia-se estimado uma previsão de vendas entre 170 a 198 milhões de dólares, de sexta para domingo. Este valor seria apenas um pouco abaixo do recorde alcançado pelo filme de super heróis “Os Vingadores”, que alcançou em maio 207 milhões de dólares.

Nenhum porta-voz da Warner Bros. produtora do filme, quis se pronunciar sobre o assunto. Depois do massacre, os cinemas além de terem aumentado a segurança nos estabelecimentos, contam ainda com a retenção do estúdio de planos promocionais. A Warner, inclusive, cancelou uma premiére em Paris e também a visita do elenco e outros membros da equipe no Japão e no México.

Esta é a terceira e última parte da sequência comandada pelo diretor Christopher Nolan, tendo como herói do combate ao crime o ator Christian Bale no papel do mocinho. Para produzir o filme, o estúdio chegou a gastar cerca de 250 milhões de dólares, além de vários outros milhões em marketing.