Publicado em: sexta-feira, 17/05/2013

Novela Salve Jorge – O pior ibope da história

Novela Salve JorgeA novela Salve Jorge chega ao fim nesta sexta–feira (17) registrando um baixo índice de audiência, considerado o pior até hoje. A trama não agradou nem aos mais noveleiros e muitos foram os fatores que desagradaram ao grande público, como os erros de continuação, a falta de explicação para cenas ora na Turquia, ora no Brasil e os inúmeros personagens que se perderam ao longo do enredo. A autora Glória Perez, inúmeras vezes tentou defender sua história pela rede social Twitter, afirmando que os telespectadores precisavam exercer a imaginação para compreender a proposta. “Salve” perdeu para a baixa audiência de Passione, novela de Silvio de Abreu, considerada até então um insucesso da emissora com 35 pontos no Ibope. Depois de 7 meses e a sensação de deixar algo a desejar, a novela chega ao fim considerada um grande fracasso do horário nobre.

Novela Salve Jorge – Gafes ficaram entre os assuntos mais comentados na internet

Novela Salve Jorge

A autora Glória Perez está chegando ao fim de mais uma de suas tramas pela Rede Globo, mas desta vez sem conseguir o reconhecimento do público que estava esperando. Segundo a autora, « pobre de quem não sabe voar », recado dado ás pessoas que criticavam a trama cheia de falhas e gafes. Por conta disso, Glória acabou virando alvo na internet e usava seu twitter para conseguir explicar algumas situações. Segundo a autora, a novela é uma obra de ficção e seu principal objetivo é entreter, mesmo assim o que mais foi cogitado pelos telespectadores foi o fato de que algumas cenas ficaram incoerentes em comparação á outras. Por conta disso, fizemos um aoanhado geral das cenas que ficcaram entre as mais comentadas durante a novela.

A primeira grande crítica fica em torno de como as novelas da autora são escritas, ambientando as histórias em outras culturas. O que intriga a população é o fato dos estrangeiros falarem o português fluentemente, assim como no Marrocos, bem como na Índia e atualmente na Turquia. Em Salve Jorge e novela oscilou de acordo com a conveniência da trama, assim quando Jéssica (Carolina Dieckmann) conseguiu chegar na delegacia e teve que contar com um auxílio de um tradutor para conseguir os papéis de deportação. Outro fato é o de Morena (Nanda Costa) dar a maior surra em Lívia (Cláudia Raia) e ser contida por policiais que falavam português fluentemente, inclusive com muito sotaque carioca. Tudo isso sem contar que Morena aceitou trabalhar em Istambul e assinou um contrato que dizia que ela ganharia 1.500 euros por mês, algo em torno de R$ 4 mil, sendo um trabalho temporário e que teria a duração de três meses. Se somarmos os valores, o total que a jovem ganharia chegaria a no máximo á R$ 15 mil, contando com as gorjetas que foram prometidas como « incríveis ». Mesmo de casamento agendado, a moça decide abandonar tudo e ir embora para a Tuquia, prometendo ao filho que compraria todos os brinquedos para Junior (Luis Felipe MellO) além de uma casa própria, tendo independência financeira. Depois disso vem um grave erro de continuidade. Antes de Morena ser traficada, ela recebe um banho de loja e muda até mesmo o visual, alongando os fios de cabelo, que até então eram cacheados. O grande problema é que quando chega em terras turcas, a musa do Morro do Alemão já teria gravados cenas anteriores ao começo da trama, e ela aparece de cachos em uma cena, e de cabelos lisos em outra. Outro recurso que também variou foi a barriga da gata, que em cenas externas tinha a barriga grande, e em cenas internas tinha a barriga menor. A gravidez também não seguiu os nove meses corretos, já que Tamar (Yanna Lavigne) engravidou antes de Morena e teve o filho alguns meses depois da estrangeira.

Outro fator determinante para o começo das críticas na novela foi Jéssica ter identificado a chefona da quadrilha de traficantes pelo sapato que ela usava, dizendo para Morena que poderia identificar qualquer tipo de sapato mesmo com um « Maracanã lotado ». Mesmo assim, no dia da morte da loira, ela não percebeu o sapato da empresário em seu pé. Depois disso Mustafá (Antonio Calloni) socorreu Morena, que estava chorado , e depois de uma passagem de tempo na novela eles acabam se reencontrando na boate em que a menina ficou escravizada e nem lembram um do outro. Glória chegou a dizer em seu Twitter que Mustafá não conhecia Morena e que eles nem se lembraram um do outro por conta da trágica ocasião em que se contravam e que todo mundo já se controu em situações em que não lembra de alguém. Na segunda vez em que Lívia usou a seringa para assassinar Rachel (Ana Beatriz Nogueira), o público reclamou de não haver câmeras de seguraça no elevador do hotel de Istambul, e a autora novamente teve que se retratar dizendo que a chefona possuia pessoas de sua quadrilha trabalhando no local.

Outra cena comentada foi o fato de Morena sofrer um atentado dentro de um carro blindado da polícia federal, quando estava carrengamndo a filha no colo. No momento em que o veículo estava sendo cravejado de balas, ela decide sair do automóvel e foge a pé com Jéssica Vitória no colo, indo se esconder na igreja de Sao Jorge, onde imediatamente encontra com Érica (Flávia Alessandra), que estaria desmarcando seu casamento com Théo (Rodrigo Lombardi). Tudo isso sem contar a vez em que veio para o Brasil levando drogas dentro do crpo, correndo o risco de ser presa e para voltar para a Turquia voltou em um avião particular, sem correr risco algum.

Outra falha muito comentada foi o fato de personagens que sumiram no meio da trama, assim como Miro, Beto e Caique, que reaperecu faltando apenas 10 dias para o final da novela. Tudo isso sem contar a bela Julinha (Cris Viana), que não tem nenhum conflito e que só vive na sala de seu apartamento dando conselhos furados para Érica. Márcia (Fernanda Paes Leme) também passa por isso, já que seu único conflito significante foi quando protagonizou a amiga fura-olho dando um beijo em Théo. Irina (Vera Fischer) também passa por isso, já que faz cenas insignificantes com diálogos fracos com Russo (Adriano Garib) e vive sentada fazendo a contabilidade da boate. Morena deu a maior surra em Lívia e apareceu no hotel produzida e sem nenhuma sujeita, mesmo depois de ter caído na poça de água da chuva com sua inimiga.