Publicado em: sábado, 01/02/2014

Novela Em Família – Novela traz a história de mais uma Helena

Novela Em FamíliaNa Novela Em Família, mais uma novela do aclamado autor Manoel Carlos preenche a faixa das 21 horas na Rede Globo, depois de ter passado quase quatro anos sem nenhuma produção. A novela Em Família estreia na próxima segunda feira, dia três de fevereiro, mas com um clima de despedida, já que o autor anunciou que esta será sua última obra de teledramaturgia. A crítica e o público podem esperar uma receita já bastante repetida pelo autor Maneco, trazendo uma personagem central: Helena.

Além de uma Helena, ele ainda traz dramas familiares e bandeiras sociais, como o problema do alcoolismo. Ele irá estrutura esta trama da mesma forma como já fez anteriormente, como crônicas do cotidiano, colocando o espectador mais presente, como se acompanhasse os dilemas por um buraco na fechadura. Outra característica de Maneco é abusar dos detalhes, mostrando até mesmo os mínimos detalhes de um café da manhã em família.

As personagens principais de Maneco são batizadas como Helena desde 1981, quando escreveu Baila Comigo, tendo Lilian Lemmertz como sua protagonista. Foi por isso que Julia Lemmertz, filha da atriz falecida em 1986, foi escolhida para viver sua última Helena, como uma forma de homenagem à sua história. Também já passaram por este papel as atrizes Maitê Proença, Regina Duarte, Vera Fischer, Christiane Torloni e Taís Araújo, nas novelas Felicidade, História de Amor, Por Amor, Páginas da Vida, Laços de Família, Mulheres Apaixonadas e Viver a Vida.

Somente duas novelas de Maneco, depois de Baila Comigo, não tiveram Helenas protagonizando as tramas, em Sol de Verão e Novo Amor, tendo Raquel e Fernanda no comando da trama. Outra característica que se repete é o bairro do Leblon como cenário dos dramas familiares, sendo também o bairro onde mora há mais de 40 anos. Para mudar um pouco, a novela desta vez começa em Goiânia e somente depois de um casamento entre os personagens principais é que a trama passa a acontecer no Rio de Janeiro, já na terceira fase da trama.

Novela Em Família – Final dos capítulos terá depoimentos reais

Novela Em Família

Na Novela Em Família, mais uma novela do aclamado autor Manoel Carlos preenche a faixa das 21 horas na Rede Globo, depois de ter passado quase quatro anos sem nenhuma produção. A novela Em Família estreia na próxima segunda feira, dia três de fevereiro, mas com um clima de despedida, já que o autor anunciou que esta será sua última obra de teledramaturgia. A crítica e o público podem esperar uma receita já bastante repetida pelo autor Maneco, trazendo uma personagem central: Helena.

Além de uma Helena, ele ainda traz dramas familiares e bandeiras sociais, como o problema do alcoolismo e também relacionamentos entre homossexuais, questões já tratadas em novelas como Mulheres Apaixonadas e Por Amor. Mas além destas características em comum, que se repetem a cada nova produção de Maneco, outra questão marcante também irá acontecer nesta última novela de Manoel Carlos, um final de capítulo cheio de charme.

Nas últimas novelas, Manoel Carlos usou de um recurso em que trazia um depoimento real, de uma pessoa comum, sobre algum drama ou acontecimento de sua vida. Alguns depoimentos ficaram marcantes, como o conselho de uma senhora idosa para que as pessoas aproveitem mais e mantenham sua vida sexual ativa. A proposta era aproximar o drama da novela com os dramas reais do público espectador, que muitas vezes também se via espelhado neste depoimento verídico.

Apesar de já se saber que a proposta da direção é apostar em uma estratégia parecida, não se sabe bem qual será o formato adotado e os finais dos capítulos diários continuam ainda sendo um mistério. Foi divulgado apenas que o espaço será chamado Momentos em Família, trazendo emocionantes histórias contadas por atores. Este promete ser um formato totalmente inédito na teledramaturgia brasileira.

Quem cuida desta produção é o diretor da Mixer que vem atuando na Globo há quase dois anos, João Daniel Tikhomiroff. A novidade só será revelada no capítulo inicial de Em Família, quando o público vai descobrir qual será a estratégia inovadora.