Publicado em: quinta-feira, 20/02/2014

Novela Em Família – Cenas cortadas começam a ser explicadas na trama

Novela Em FamíliaNa Novela Em Família, as primeiras semanas de exibição da novela de Manoel Carlos, Em Família, sofreu com algumas falhas no continuísmo e na escalação do elenco, além de momentos sem explicação de determinados acontecimentos. Isso acabou se refletindo na audiência da nova trama das 21 horas, que substituiu a tão popular Amor à Vida. A primeira semana, que trouxe cenas das primeiras e segundas fases da trama, amargou na audiência, sendo preciso até adiantar o avanço do tempo para a terceira fase, cerca de cinco dias antes do que estava previsto inicialmente.

Por conta disso, algumas mudanças ocorridas na vida dos personagens na terceira fase acabaram ficando sem explicação. O público não sabe, por exemplo, como ocorreu a união e casamento de Helena e Virgílio depois de tudo o que passaram em Goiânia. Eles já aparecem casados e com família constituída. Com o adiantamento do tempo, outros diálogos e cenas da trama também acabaram ficando de fora, em muitos casos atrapalhando a contextualização do enredo nos tempos atuais para o espectador. Foi somente na noite de ontem que algumas questões começaram a ser explicadas, destas cenas que foram excluídas.

No capítulo de ontem, Helena e Neidinha conversaram sobre acontecimentos do primeiro em que chagaram ao Rio de Janeiro, quando Neidinha foi violentada sexualmente por três homens dentro de uma van. O problema é que além deste trauma, ela ainda engravidou em decorrência deste abuso e sua filha Alice é o fruto deste momento que enfrentou. O tratamento deste tema recebeu diversas críticas, já que 20 anos se passaram sem que ninguém tocasse novamente neste delicado assunto. Mas lembrando disso em conversa, Helena comentou que foi também neste dia que ela passou mal e acabou perdendo o bebê que esperava de Laerte.

Novela Em Família

A cena exibida na segunda fase mostrava apenas Helena se sentindo mal e pressionando a barriga, mas a perda do bebê ainda não havia ficado clara. Este diálogo deixa claro que se houver algum envolvimento entre Laerte e Luiza, não será criada nenhuma polêmica sobre incesto.

Novela Em Família – Virgílio admite para a esposa que não é completamente feliz

Na Novela Em Família, Laerte está realmente desestruturando o casamento de Helena e Virgílio desde que seu retorno ao Brasil foi anunciado. Para piorar, a proximidade dele com Luiza tem mexido muito com Helena, pelo medo que ele faça algum mal para sua filha, como também por um receio, ainda meio obscuro, de que ele se interesse por Luiza, que é sua imagem e semelhança da juventude, quando viveu o grande amor com o primo e quase se casou com ele, não fosse o crime cometido pelo flautista.

Novela Em Família

Helena tem estado completamente transtornada desde o retorno de Laerte e em muitos momentos ter perdido completamente a paciência com o marido Virgílio, mesmo sem qualquer menção do nome do flautista. Ela não consegue também aceitar que depois de tudo o que houve, Virgílio possa perdoar Laerte e não guardar dele nenhum ressentimento, mesmo tendo quase perdido a vida em suas mãos. Eles acabarão tendo uma séria discussão nos próximos capítulos da novela, em que o artesão acabará fazendo uma revelação para a esposa, afirmando que ele não é completamente feliz, como ela parece pensar.

Helena ficará pior depois de sua viagem até Goiânia, acompanhando Chica e Luzia no enterro do tio Itamar. Na cidade onde toda sua história com o primo aconteceu, ela acabará dando de cara com o flautista. A briga entre eles será tão feia que terá até uma agressão no meio. Retornando ao Brasil, Virgílio quer saber se ela se encontrou com o primo e Helena se descontrola, afirmando que ele não tem nenhum direito de questioná-la. Mas Virgílio também perde a paciência, afirmando que ele também esta nas lembranças, mas que gostaria de se ver incluído na parte boa das recordações da esposa, enquanto ela faz questão de ficar lembrando apenas do ruim, do motivo que a afastou de Laerte.

Novela Em Família

Helena fica descontrolada e reclama com o marido que não tem como ele todas as respostas, que ela não consegue separar as escolhas que não pode fazer das escolhas que ela fez em sua vida. Ela questiona se Virgílio não pensa no fato de a felicidade ter sido construída em cima de uma tragédia. Virgílio então finalmente se declara, afirmando que ele não é feliz quanto a esposa pensa, que ele também poderia ter feito outras escolhas. Helena fica completamente surpresa pelo o que houve.