Publicado em: sábado, 01/02/2014

Novela Amor a Vida – Papel de Valdirene consagra Tatá Werneck na Globo

Novela Amor a VidaNa Novela Amor a Vida, muitos atores e atrizes receberam elogios da crítica durante sua performance na novela Amor à Vida, escrita por Walcyr Carrasco e exibida na faixa das 21 horas na Rede Globo. Mas ninguém surpreendeu tanto o público e a crítica como a piradinha Valdirene, vivida pela atriz e humorista Tatá Werneck, que até então atuava apenas como apresentadora no canal fechado MTV. Ela foi uma das boas surpresas da trama, superando as expectativas até mesmo da direção da emissora. O sucesso foi muito além do previsto para alguém que fazia sua primeira participação em novela.

O autor Walcyr Carrasco tem a fama de ser bastante exigente com seu elenco, não permitindo que eles criem cacos nas cenas, que são os improvisos, mudanças no texto original, de forma que algumas cenas fiquem mais espontâneas. Nos bastidores, diz-se até que quem não cumpre essas regras acaba caindo em uma lista negra de Walcyr. O caso já começou diferente com Tatá. Ela era a única atriz do elenco que tinha permissão para improvisar o quanto fosse preciso, sem sair do papel de Valdirene.

O autor alegou diversas vezes que Tatá precisava interagir com personagens reais, como Gusttavo Lima e Neymar, por isso a necessidade do improviso, mas sem admitir que o improviso da humorista é uma de suas principais qualidades na atuação. Tatá Werneck conseguiu dar conta do recado sozinha em muitas cenas, conseguindo fazer graça sozinha e conquistando a simpatia do público, mesmo com a longa saga da personagem para arrumar um partido milionário e mais tarde para conseguir entrar no Big Brother Brasil.

E para completar, Valdirene teve um final digno de Tatá Werneck, coroando o sucesso da personagem. A piradinha decidiu que seu futuro deveria ser ao lado do funkeiro Carlito, a quem ela carinhosamente chamou a novela toda de Palhaço. Depois de passar quase toda a novela tentando se dar bem, sob orientação de sua mãezoca, a piradinha invadiu o camarim do funkeiro, como fez outras vezes com famosos da vida real, e se declarou. A cena acabou se tornando hilária, porque ao invés de seduzir para conseguir reconquistá-lo, Valdirene mostrou seu enchimento de bumbum, algo normalmente pouco atrativo.

Além disso, para levantar o astral do penúltimo capítulo de Amor à Vida, Valdirene teve um casamento todo especial. Ela usava um vestido bastante cafona e entrou em direção ao altar dançando um funk meio descoordenado.

Novela Amor a Vida – William Bonner comenta final da novela no Jornal Nacional

Novela Amor a Vida

Foram oito meses juntos, numa trama que teve mais de 220 capítulos, mas Amor à Vida, a novela das 21 horas da Rede Globo com autoria de Walcyr Carrasco, finalmente chegou ao fim, com a exibição de seu capítulo final na noite de ontem, sexta feira, dia 31 de janeiro. Com a novela, encerra um ciclo dentro da emissora, com a conclusão do destino de diversos personagens, como a morte trágica de Aline, o final feliz de vários casais como Bruno e Paloma e Valdirene e Carlito e também a redenção de Félix, cuidando do pai debilitado.

E quem pensa que apenas o cidadão comum é que é noveleiro e não perde um capítulo da novela preferida, está muito enganado. O jornalista, editor chefe e apresentador do Jornal Nacional, William Bonner, também revelou seu lado mais noveleiro ainda na bancada do jornal, minutos antes de entrar no ar o capítulo final da trama Amor à Vida. Todos já haviam percebido que o jornal havia chegado ao fim, depois do anúncio das notícias do esporte. Entretanto, Bonner decidiu fazer o encerramento do Jornal Nacional de uma forma diferente, comentando sobre o desfecho da novela.

Para anunciar o início do capítulo final, tão esperado pelo público, o jornalista fez cara séria, como se fosse anunciar uma notícia dramática e afirmou que em seguida entraria em exibição a cena de abertura do capítulo final, em que a grande vilã da trama, Aline, iria explicar para César o que a motivou a armar este plano de vingança e porque fez todas aquelas maldades contra o cirurgião, inclusive deixá-lo cego e passar para seu nome todos os bens e investimentos do médico. César termina a novela sem recobrar completamente sua visão.

Mas a chamada inesperada de Bonner pegou até mesmo a colega de bancada Patrícia Poeta de surpresa. Ao ver o jornalista comentando a cena da novela com tantos detalhes, ela logo entregou e o chamou de noveleiro. Foi a forma descontraída que a Globo encontrou de conciliar o fim do jornal, um programa mais sério, com o último capítulo da novela, que quase parou o país à espera do beijo gay entre Félix e Niko.