Publicado em: segunda-feira, 02/01/2012

Nove ficam feridos em desabamento de três casas em Minas Gerais

Na manhã desta segunda-feira (2), nove pessoas ficaram feridas depois do desabamento de três casas em consequência das chuvas em Minas Gerais. As vítimas são das cidades de Santa Luzia e Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, capital mineira. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o muro de uma empresa e um barranco desmoronaram sobre uma casa, que também veio abaixo. Uma mulher e sua filha tiveram ferimentos leves.

Em Contagem, duas casas caíram e os escombros deixaram sete pessoas soterrocadas. O Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) ajudou a socorrer as vítimas. Os bombeiros ainda disseram que houve a queda de uma árvore em cima de um carro em uma avenida de Belo Horizonte. A rua foi parcialmente interditada, mas não houve feridos.

O ano de 2012 começou com a mesma quantidade de chuvas do final de 2011 em Minas Gerais. Em Itabirito, cidade que fica a 70 quilômetros de Belo Horizonte, o rio que passa pelo município transbordou e deixou a região central e outros dois bairros alagados. De acordo com os Bombeiros, em alguns lugares só é possível transitar de barco.

Segundo o site Climatempo, entre as 9h de domingo e 9h de segunda-feira, a região de Belo Horizonte registrou mais de 80 milímetros de chuva. Na região da Pampulha, foram quase 90 milímetros. Tecnicamente, esses volumes são bastante altos e, como a chuva caiu em terrenos que já estavam encharcados, o risco de deslizamento de terras é muito alto.