Publicado em: terça-feira, 15/05/2012

Novas regras da poupança – comissão que avalia as novas regras da poupança se reúne nesta terça-feira

A Comissão Mista que está encarregada de avaliar a Medida Provisória (MP) 567/12, que muda as regras da poupança, se reunirá nesta terça-feira (15) às 14h30, em local ainda não definido. A MP conecta a rentabilidade da aplicação à flutuação da taxa básica de juros da economia, a chamada taxa Selic.

A comissão foi consolidada na última quarta-feira (9). O presidente eleito foi o senador Francisco Dornelles (PP-RJ), contando com o deputado Pedro Novais (PMDB-MA), como vice-presidente. Além deles, estão também na comissão o deputado Henrique Fontana (PT-RS) e o senador Delcídio do Amaral (PT-MS), respectivamente, relator e relator revisor da proposta.

A medida provisória em questão foi editada cerca de duas semanas atrás através do governo federal. Conforme determinação da Constituição Federal, deverá ser analisada por uma comissão mista, composta por deputados e senadores, antes de poder passar por votação no plenário das duas Casas.

Os três primeiros dias após asa letrações renderam 140% mais que se comparado ao mesmo período de abril, de acordo com o Banco Central – o equivalente a R$ 536,4 milhões por dia, entre 4 e 8 de maio. Contudo a informação dos bancos aos clientes ainda possui erros. Por exemplo, o Banco do Brasil mostra um lugar de destaque para as novas regras em seu site, porém distribui um informativo confuso em suas agências eletrônicas.