quinta-feira, abril 18, 2024
HomeSaúdeNovas pesquisas para a vacina contra diarréia

Novas pesquisas para a vacina contra diarréia

Cientistas da Escola Superior de Medicina de Hannover, na Alemanha, realizaram uma pesquisa para aprimorar a vacina contra a diarréia. A novidade foi informada na última sexta-feira (1). O estudo indica para combater os micróbios patógenos das diarréias mortais é necessário acrescentar ácido reinóico.

Os testes, que foram realizados em ratos, apontaram que as vacinas contra salmonelose e cólera são significativamente mais efetivas quando acrescidas do ácido. A nova mistura permite que as células imunológicas cheguem à mucosa intestinal, locam aonde são produzidos os anticorpos que combatem os genes.

Durante a pesquisa,foram utilizados dois grupos de cobaias. Todos os ratos do estudo foram induzidos a uma contaminação por cólera ou por salmonela. O grupo que recebeu a vacina com adição do ácido reinóico se mostrou mais resistentes e protegidos. O grupo de pesquisa pretende fazer testes da vacina com ácido em grupo de humanos, antes de começar a distribuir a fórmula para empresas farmacêuticas e para os governos mundiais.

A ação dos ácidos na manutenção do sistema imunológico foi descoberta há pouco tempo, por isso as vacinas ainda não eram vistas como meio de utilizada. Os pesquisadores afirmam que a nova estratégica de vacinação representa um grande avanço no combate às bactérias e pode afetar diretamente a situação de crianças contaminadas em países em desenvolvimento. Todos os anos, a diarréia representa 20% das causas de morte em crianças menores de cinco anos em países em desenvolvimento, segundo dados da Organização Mundial de Saúde.

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments