Publicado em: quinta-feira, 05/07/2012

Novas obras de Caravaggio são descobertas

A agência de notícias Ansa informou que os especialistas italianos em arte fizeram a descoberta de aproximadamente 100 desenhos confeccionados pelo artista renascentista Caravaggio. Os desenhos, e mais algumas pinturas, foram feitos pelo pintor quando este ainda era jovem em Milão, na Itália. Os trabalhos encontrados foram avaliados em € 700 milhões (aproximadamente R$ 1,7 bilhão).

Os trabalhos do artista italiano foram encontrados juntos da coleção Peterzano, do também pintor Simone Peterzano. De acordo com a agência de notícias Ansa, ele foi professor de Caravaggio quando o grande artista ainda era jovem. A agência também cita em sua publicação dados de um estudo feito pelos especialistas italianos que descobriram os trabalhos.

Os resultados da pesquisa dos especialistas serão divulgados nesta sexta-feira (6). A divulgação dos resultados será feita junto com o lançamento internacional de um livro eletrônico, que contém 600 páginas. Agora, os pesquisadores e historiadores que buscavam pelos trabalhos não descobertos do pintor italiano, poderão ter um dossiê que traz as primeiras pinturas e esboços de Caravaggio.

Caravaggio

Michelangelo Merise da Caravaggio nasceu em Milão, na Itália, no dia 29 de setembro de 1571. Considerado um renomado pintor em todo o mundo, ele costumada retratar os apóstolo e até mesmo Maria utilizando as feições das pessoas que encontrava nas ruas. A aldeia de origem de sua família de chamava Caravaggio e, com isso, adotou o nome como seu artístico. Ele faleceu com 38 anos.