Publicado em: sexta-feira, 18/05/2012

Nova York inicia campanha para que pedestres não usem Facebook nas ruas

Acidentes causados por pessoas desatentas, tanto motoristas quanto pedestres, têm sido cada vez mais comuns nas ruas de todo o mundo. Os aparelhos de telefone celular são, em grande parte dos casos, os “culpados” pelos acidentes, pois as pessoas prestam mais atenção dos dispositivos móveis do que no caminho que estão percorrendo.

Para alertar sobre este problema e evitar novos acidentes, um artista de rua em Nova York decidiu colocar placas de aviso nas ruas da cidade norte-americana para os usuários do Facebook que têm o vício de atualizar sua página na rede social a todo momento, e também para as demais pessoas que não prestam atenção na via enquanto caminham.

Índice de acidentes

As placas são colocadas nas ruas de Nova York com o selo oficial, e também não real, da “Autoridade Metropolitana de Etiqueta”. O criativo artista de rua que criou as placas é o norte-americano Jay Shells, que afirma que esta é uma tentativa de que se falta com educação e que os constrangimentos sejam evitados.

O artista afirmou para o site “Metro” que deseja que suas placas façam com os pedestres comecem a prestar atenção por onde estão caminhando. Em 2010, mais de 230 pessoas foram vítimas de acidentes de trânsito em Nova York. Shells diz que pretende que a vida das pessoas melhore com esta iniciativa. Outras dicas são dadas na campanha, como “Não jogue bituca de cigarro no chão” e “Erga suas calças”.