Publicado em: sexta-feira, 17/01/2014

Nova versão do Chrome mostra “abas com sons”

O Google Chrome, navegador do Google, ganhou uma nova versão nesta quarta-feira, 15 de janeiro. O update do navegador trouxe poucas mudanças no geral, mas apresentou um recurso totalmente inédito, que foi criado para atender a diversos pedidos dos usuários do browser.

Abas com sons

Quem navega na internet costuma ter o hábito de ir abrindo diversas abas ao mesmo tempo, para serem acessadas posteriormente. Contudo, muitas vezes acabam sendo abertas páginas que iniciam automaticamente uma música ou vídeo, principalmente em sites que adotam estes tipos de publicidades. Antes, era necessário “fiscalizar” aba por aba até encontrarmos a origem do som. A partir de agora, entretanto, o Google Chrome mostrará um pequeno ícone na parte esquerda da aba, identificando a execução de um vídeo ou música. O ícone é um botão vermelho de Play, similar ao utilizado pelo Youtube.

Esta atualização vinha sendo testada desde novembro, em modo beta. Agora, com o lançamento, é possível identificar também as abas que estejam utilizando a webcam do usuário ou enviando imagens para o televisor, por exemplo.

Segurança

A nova versão do Google Chrome também tem como objetivo priorizar a segurança dos internautas, deixando mais evidentes os avisos sobre páginas seguras e aumentando as possibilidades de supervisão por parte dos pais.

Há apenas cinco anos no mercado, o Google Chrome já se tornou o navegador mais utilizado no mundo, tendo quase 40% de usuários, contra cerca de 30% do Internet Explorer e 20% do Mozilla Firefox. Atualmente, é possível encontrar o Chrome para Windows, Mac, Android, debian, Ubuntu, Fedora e muitos outros sistemas operacionais. Ao longo desta meia década de existência, o Google Chrome já recebeu mais de vinte atualizações de versão.

Alternativas

Para quem não utiliza o Google Chrome, recentemente também foi disponibilizado um add-on para Firefox que tem uma função semelhante, além de apresentar recursos extras. Se você se incomoda com os sons que vêm de abas desconhecidas, o Muter realiza uma função muito parecida com a do novo Google Chrome. Com ele, também é possível identificar as abas de páginas que estão com músicas e vídeos sendo executados, mas a extensão vai além, permitindo que o som do navegador seja retirado. Desta forma, quem costuma ouvir música enquanto navega pode deixar apenas o navegador sem som, mantendo o áudio do computador em funcionamento normal.

A nova versão do Google Chrome já está disponível na página oficial do navegador e em sites brasileiros de downloads. O Muter, por sua vez, pode ser encontrado na página de add-ons da Mozilla, e tem como pré-requisito a instalação do próprio Firefox.

Outras novidades

Além do novo Chrome, o Google deve lançar em breve a versão em português da extensão que permite o reconhecimento de voz na página de buscas. A extensão, que já está disponível em inglês desde novembro do ano passado, permite que as buscas sejam realizadas no navegador sem a necessidade de digitação, apenas utilizando um microfone. A extensão pode ser encontrada na Chrome Web Store e é gratuita.