Publicado em: segunda-feira, 01/08/2011

Nova vacina protege contra todos os tipos de gripe A

Um grupo de ciências britânicos anunciou, segundo o jornal do Reino Unido ‘Independet’, que foi desenvolvido um anticorpo que atua contra todas as cepas do vírus da Influenza A. Se o tratamento da nova vacina tiver sucesso, ela pode desafogar as unidades de tratamento intensivo quando acontecer epidemias e também economiza recursos públicos que poderiam ser aplicados nessa área da saúde.

O novo anticorpo, chamado F16, foi encontrado em pesquisas feitas com camundongos e furões gripados, pelos cientistas do Conselho de Pesquisa Médica do Reino Unido (MRC, na sigla em inglês) e por pesquisadores suíços. Eles acreditam que o anticorpo pode funcionar plenamente em humanos. Se aprovada para testes, as vacinas devem ser aplicadas em pacientes cobaias nos próximos meses.

Outro grupos de pesquisadores da Universidade de Oxford testou este ano uma vacina universal contra a gripe A em humanos, porém, com mecanismos diferentes. O método é realizado a partir do aumento do corpo das células T para elevar a resposta de imunização.

Segundo o presidente do Instituto Nacional de Pesquisa Médica do Reino Unido, Steve Gamblin, “historicamente, nunca se conseguiu prever exatamente que tipo de gripe pode evoluir para uma epidemia e, como tal, foi necessário o desenvolvimento de novas vacinas a cada ano para combater os vírus diferentes. Nossa descoberta pode ajudar a desenvolver uma vacina universal”.