Publicado em: terça-feira, 09/07/2013

Nova tecnologia brasileira usa som para transferir dados em celulares

Nova tecnologia brasileira usa som para transferir dados em celularesA empresa Kinetics desenvolver um jogo e precisava de uma maneira para transferir dados entre smartphones através do som, assom acabaram por criar uma tecnologia alternativa para o futuro, como por exemplo, para pagamento com os dispositivos móveis, batizado de Near Field Comunication (NFC).

Era para ser o Nearbytes, um jogo que simulasse um algum de acordo com o diretor de operações da empresa, Marcelo Ramos que para ele a ideia era legal mas havia a dificuldade em transferir as imagens entre os dispositivos móveis

A Kinetics para provar o seu conceito fez o S-Contact, aplicativo onde se usa a tecnologia na transferência de cartões, usaram os de visita entre os aparelhos. Em uma feira que houve no Reino Unido eles usaram uma das versões deste aplicativo e uma outra será exibida na Rio Info 2013, a Feira de Tecnologia da Informação, que acontecerá no mês de setembro.

Para tornar possível esta transmissão os dispositivos que devem fazer a troca tem que ter uma distancia de dez centímetros entre eles e a velocidade que o procedimento usa é de cerca de 100 Kbps.

De acordo com Ramos existe a dificuldade de explicar em como passar dados através do uso de som e que mesmo que eles estejam em modo avião a comunicação será perfeitamente possível, explica ele. As transferência usam frequências altas, porém são audíveis ainda, afinal, segundo Ramos as pessoas preferem acompanhar os dados sendo transferidos, porém, o som e bem menor que se comparado ao volume de uma pessoa quando esta ouvindo o seu iPod ao seu lado.

A empresa disponibilizou um kit para desenvolvimento no mês de maio deste ano para os desenvolvedores que quisessem criar aplicativos com esta funcionalidade que já é compatível com as plataformas iOs, Androidm Google, além dos computadores da MAC, Lunus, e Windows. Para o empresário Ramos, cerca de 70 desenvolvedores já estão testando a tecnologia.