Publicado em: segunda-feira, 13/10/2014

Nova novela mostrará negra bem sucedida devido sistema de cotas

Nova novela mostrará negra bem sucedida devido sistema de cotasNa próxima novela das 21 horas da Rede Globo, a trama Babilônia, um assunto bastante polêmico da atualidade será abordado, o tema das cotas raciais e para estudantes oriundos de escolas públicas nas úniversidades estaduais e federais do país. De acordo com Ricardo Linhares, co autor da trama com Gilberto Braga, a proposta é mostrar como o sistema de cotas nas universidades públicas é uma importante estratégia para dar oportunidade de inclusão a pessoas com menos acesso.

A novela deve começar a ser gravada no próximo mês, com estreia prevista para o mês de março. A trama traz a atriz Sheron Menezes vivendo uma personagem moradora do morro da Babilônia, que só conseguiu realizar o sonho de entrar na faculdade de Direito por conta do sistema de cotas. De acordo com Linhares, a personagem terá tido um desempenho brilhante na faculdade e ainda conquistado um trabalho em um renomado escritório, mostrando que se não fosse pelo sistema de cotas, ela talvez jamais tivesse conseguido ultrapassar a difícil barreira que deixa muitos estudantes fora das universidades públicas.

A trama se passa no Rio de Janeiro, onde o sistema de cotas vigora desde 2002. O assunto é bastante polêmico até hoje, já que opositores defendem que o sistema aumenta e institucionaliza o racimos, enquanto os defensores afirmam que se trata de uma ação afirmativa para resolver a exclusão social na educação superior. Linhares nega que a novela vá realizar uma propaganda social pela sistema de cotas, apenas abordará o assunto como uma questão social, dentro do contexto da novela.