Publicado em: quinta-feira, 17/11/2011

Nova imagem de Lula é destaque na imprensa internacional

Divulgada nesta quarta-feira, dia 16 de novembro, a foto em que o ex-presidente Luiz Inácio da Silva aparece tendo a barba e o cabelo raspado pela esposa Marisa Letícia ganhou destaque na mídia internacional. A BBC afirmou que a doença do petista deixou os brasileiros chocados em outubro e que com o novo visual Lula perdeu sua marca.

A BBC ainda diz que o ex-presidente é muito influente no Brasil e que é um ex-fumante e apreciador de bebidas alcoólicas. Assim, o texto finaliza dizendo que estes são dois hábitos que possibilitam o câncer na região da laringe. Já o El País comentou sobre a imagem dizendo que o novo visual foi feito pela “companheira fiel da vida” do ex-presidente. O jornal também afirma que foi ela quem fez a primeira bandeira do PT.

O espanhol El País escreve que a foto de Lula foi espalhada pelo país de maneira muito rápida. O periódico ainda afirma que o petista está desobedecendo às orientações médicas e permanece recebendo a visita de seus amigos e companheiros de vida política. Quem o visita com freqüência é a presidente Dilma Rousseff, que afirma que vai estar ao lado de Lula “como uma irmã”.

A determinação de tirar a barba e o cabelo é uma maneira de antecipar a consequência do processo de quimioterapia. O cabelo e a barba de Lula iriam cair devido ao tratamento. O ex-presidente Lula foi diagnosticado com câncer na laringe no dia 29 de outubro, após de queixar de dores de garganta e fazer exames no Hospital Sírio Libanês. Este tipo de câncer é mais comum em homens e o tabaco e o álcool potencializam a doença.